Mais lucros! Como fazer sua farmácia de manipulação vender mais?

Aumentar as vendas na farmácia de manipulação pode parecer uma tarefa difícil, mas isso porque muitos gestores tiveram pouco contato com lições de empreendedorismo e marketing, que ajudam a pensar em estratégias para alavancar os ganhos. Mas, não tem problema, sempre é tempo de aprender e de buscar se aproximar de áreas que podem potencializar o negócio. Estamos aqui para ajudar a como vender mais em farmácia!

Bem, existem algumas estratégias que podem ser colocadas em prática de forma rápida e sem grandes esforços. O importante é fazê-las acontecer! Assim como ter a dedicação de avaliar as estratégias colocadas em prática e mudá-las, caso seja necessário.

Ficou interessado? Então acompanhe a partir de agora 9 dicas simples, porém eficientes, de como impulsionar as vendas em sua farmácia de manipulação.

DESTAQUE PRODUTOS COM MELHOR POTENCIAL DE VENDAS

A mudança de estação, tratamentos em alta e aqueles super lançamentos, por exemplo, são fenômenos que acabam tornando determinados produtos mais relevantes à época. Com relação a outros, já é sabido de seu grande apelo junto ao público, por conta de sua alta procura e volume de vendas.

Esses são itens que merecem um posicionamento especial, tanto no espaço físico e loja virtual (se houver), quanto nas ações de comunicação. É preciso dar maior destaque a eles, pois possuem forte apelo de atração no mercado.

TENHA UM BOM MIX DE PRODUTOS

Além de destacar os produtos mais vendidos na farmácia, é importante ter variedade! Por se tratar do ramo da saúde, os clientes buscam o serviço em momentos pontuais, o que torna a venda específica. Portanto, sanar essa primeira necessidade do cliente que vai até a sua farmácia é primordial.

Além dele encontrar o que precisa, é a oportunidade para oferecer outros produtos. Mas é claro que não se pode “empurrar o produto”, o correto é informar o cliente sobre as indicações desse produto, efeitos e despertar essa primeira curiosidade.

Outro ponto importante é se atentar ao diferentes nichos de mercado. A farmácia precisa contar com um mix diversificado baseado nas preferências de seus clientes fiéis, assim como ser capaz de atrair diferente públicos. Dessa forma, a farmácia pode variar sua clientela e ganhar uma nova fonte de renda. Lembre-se de que essa estratégia deve ser bem planejada para que o investimento dê retorno.

CONHEÇA SEU CLIENTE

Até mesmo as farmácias com longos anos de existência, precisam rever o perfil dos seus clientes. Isso porque as preferências mudam, as necessidades e exigências. Dessa forma, a farmácia precisa acompanhar essas mudanças e estar pronta para atender seus clientes da melhor maneira.

Portanto, existem diversas formas de ter esse relacionamento mais próximo do cliente. Observar o histórico de compras, verificar se clientes não encontraram algum produto na farmácia ou traçar um perfil completo do cliente. Todas essas estratégias podem revelar respostas para a dúvida sobre como vender mais em farmácia. Assim, pode ser uma oportunidade para a farmácia investir em novos produtos e oferecer exclusividades para seus clientes.

IMPLEMENTE ESTRATÉGIAS DE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

Um programa de fidelidade serve para fazer com que os clientes queiram voltar e continuar comprando em sua farmácia. Isso acontece porque, geralmente, as estratégias envolvem recompensas oferecidas ao se acumular pontos com as compras, por exemplo.

Então, ao atingir determinada pontuação, o cliente pode trocá-la por produtos ou serviços que: 1. Você deseja divulgar mais (nesse caso, é interessante exigir menos pontos); 2. Estão e alta (exija mais pontos).

Não se trata apenas de uma troca fria. Durante esse processo, cria-se um relacionamento em que a mensagem transmitida, ainda que não dita é: cliente, você é importante para nós, por isso merece esse “mimo”.

TENHA UM ATENDIMENTO HUMANIZADO

Ter um atendimento padronizado pode ser bom, mas até certo ponto. A medida que os níveis de interação com o cliente vão aumentando, mais se descobre sobre ele e isso deve ser levado em consideração para desenvolver um atendimento mais dedicado, mais personalizado. Afinal, as pessoas querem se sentir únicas, não é mesmo?

Oferecer um atendimento “customizado” é humanizar o processo, pois nele se abre espaço para questões particulares de cada indivíduo, inclusive emocionais. Esse laço emocional, aliás, é muito importante para criar a fidelização.

TENHA UMA EQUIPE TREINADA

Já que falamos de um atendimento humanizado, precisamos também destacar o treinamento da equipe. Além de se mostrar atenciosa e demonstrar empatia ao problemas do cliente, a equipe precisa ter um alto nível de conhecimento técnico. Apresentar dados importantes sobre os produtos, formas de uso, cuidados necessários e alertar sobre possíveis interações de medicamentos, são informações relevantes para o cliente.

Portanto, é preciso treinar a equipe e oferecer todo o material necessário para que ela tenha esse conhecimento. Assim como incentivá-la a se manter atualizada sobre novas informações acerca dos produtos que vendem. Esses diferenciais serão percebidos pelos clientes que terão um atendimento de qualidade.

ORGANIZE O LAYOUT DA FARMÁCIA

Não adianta só ter os produtos mais vendidos da atualidade disponíveis na sua farmácia. Eles precisam estar organizados de forma que melhore a visibilidade e acessibilidade deles pelos clientes.

Além disso, preocupe-se com o posicionamento das estantes, vitrines, balcões e prateleiras para que eles não sejam só atrativos para quem os vê de fora, mas também que chamem atenção de quem está dentro da loja.

A vitrine tem o papel de atrair quem passa pela frente da sua farmácia e os corredores internos devem fazer com que os clientes vejam produtos desejáveis, dispostos entre a altura da cintura e dos olhos. Ou seja: devem ser facilmente alcançáveis.

Por fim, organize os produtos mais vendidos e as promoções próximos ao caixa. Geralmente, enquanto aguarda na fila, o cliente irá ver determinado produto, tocá-lo e uma decisão de compra pode acontecer nesse momento devido uma oportunidade facilitada.

INVISTA EM MARKETING

Tão importante quanto o layout da farmácia, o marketing também é uma forma de atrair clientes. Pois, fora da farmácia, a divulgação do próprio negócio é uma maneira de manter um vínculo com o cliente, apresentando qualidades e diferenciais da farmácia. Mas esse investimento precisa ser planejado.

É preciso um estudo sobre quais meios de publicidade irão atingir o público-alvo da farmácia de forma mais eficiente. Seja no meio offline ou online, esse investimento deve ser constante e feito com responsabilidade. Já que a publicidade na saúde possui restrições e deve obedecer regras específicas.

CAPRICHE NO PÓS-VENDA

Se a sua farmácia de manipulação não alimenta listas de contatos e clientes, comece a fazer isso agora. Caso já tenha as listas, entre em contato com os clientes para saber se gostaram do atendimento, dos produtos que compraram, dos serviços que utilizaram e peça um feedback com informações sobre como pode melhorar o negócio.

Dessa forma, seu atendimento já será mais humanizado também e mostrará a preocupação com a melhoria contínua que, por sua vez, gerará credibilidade.

Outra estratégia é oferecer conteúdos relevantes para a sua lista de contato. Assim, você indica que não quer somente vender, mas também mantê-los informados. Também vale avisar sobre promoções e novidades da farmácia que sejam capazes de atraí-los novamente. Além de incluir nessa estratégia o envio de mensagens em datas comemorativas.

Essas são apenas algumas práticas para ajudar a aumentar as vendas na farmácia de manipulação. Aplique um conjunto de estratégias simples e integradas para que o resultado geral seja sensivelmente otimizado.

E você, quais estratégias usa para aumentar as vendas na sua farmácia de manipulação? Conta para a gente nos comentários!

Observação: Estas informações são direcionadas exclusivamente para farmácias de manipulação. Consumidores finais não devem se guiar por elas.

Referências: Guia da Farmácia e Farmarcas

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