Quer retardar o aparecimento de rugas e linhas de expressão? Confira nossas dicas!

como prevenir rugas

A história de várias gerações de mulheres é acompanhada de cuidados com a beleza. Assuntos sobre como prevenir rugas, evitar manchas e os segredos para manter a pele bonita e saudável, sempre despertou o interesse desse público. Por isso, é comum muitas mulheres observarem o ritual de beleza de suas mães e avós, adotando os mesmos hábitos. Além de serem tradição, é uma forma de combater os fatores do envelhecimento e cuidar da saúde da pele.

Aliás, são diversos os produtos adaptados para cada tipo de pele e idade, o que traz mais segurança para cada tipo de consumidora. Afinal, esses fatores são essenciais para entender como prevenir rugas e linhas de expressão. Assim como, uma maneira de respeitar necessidades diferentes e oferecer os melhores tratamentos para cada pessoa.

Além disso, o avanço na indústria farmacêutica e da beleza desenvolveu novas fórmulas e uma grande variedade de benefícios. Aliado à isso, também é preciso manter uma rotina de cuidados, tema que vamos falar hoje. Abaixo você encontra dicas valiosas para oferecer o melhor para sua pele!

MANTENHA UMA ROTINA DE CUIDADOS

O envelhecimento da pele é um processo natural, mas seus efeitos podem ser adiados ou atenuados. Para isso, é fundamental seguir uma rotina de cuidados, baseada principalmente na limpeza, tonificação, hidratação e proteção solar. Essas etapas são essenciais para remover as células mortas, repor a hidratação da pele e protegê-la do sol. 

CUIDE DA ALIMENTAÇÃO

Além dos cuidados externos, a alimentação é uma maneira eficaz de prevenir rugas e linhas de expressão. Alimentos específicos podem ajudar a deixar a pele bonita, um bom exemplo são aqueles de cor alaranjada, que fornecem betacaroteno, um poderoso antioxidante. Assim, eles combatem a formação de radicais livres, responsáveis pela oxidação da células e o aparecimento de rugas, pés de galinha no rosto, linhas marcadas, entre outros sinais do tempo.

Ou seja, é possível ter um cuidado de dentro para forma e, assim, potencializar os benefícios da rotina de cuidados com a pele. Não esqueça de beber água, pelo menos 2 litros por dia, o que hidrata a pele, ajuda na elasticidade, disfarça as rugas e previne a retenção de líquidos, o conhecido inchaço corporal.

APOSTE EM FÓRMULAS ESPECÍFICAS

São inúmeras as substâncias voltadas para a prevenção das rugas, então se faz necessário conhecer quais são as mais indicadas para cada caso. Uma delas, é a vitamina C, nutriente conhecido pela sua ação antioxidante e prevenção dos sinais do envelhecimento. Além disso, também possui efeito clareador e diminui as inflamações da pele, como a acne.

MANTENHA OS NÍVEIS DE COLÁGENO

A partir dos 25 anos, a produção de colágeno começa a diminuir. Essa proteína é fundamental para manter a firmeza da pele, assim como prevenir rugas e linhas de expressão. O colágeno é o grande responsável pela firmeza e sustentação da pele, e existem vários tipos.  Portanto, sua reposição é uma das estratégias para ter uma pele mais jovem e saudável. Tanto através da alimentação quanto através dos dermocosméticos, é possível recuperar os níveis de colágeno.

EVITAR O EXCESSO DE EXPOSIÇÃO AO SOL

O protetor solar é indispensável quando o assunto é saúde da pele. Ele deve ter no mínimo uma proteção 30 FPS e ser adequado para o tipo de pele da pessoa, ou seja, seca, mista ou oleosa. Se estiver na praia ou piscina, o cuidado com a pele no verão é redobrado, sendo necessário repetir a aplicação a cada duas horas. 

Além disso, o ideal é evitar os horários de pico de maior calor, até para prevenir o risco de câncer de pele. Outro problema causado pelo excesso de sol são as manchas no rosto, assim como o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Por isso, tome sol seguindo todas as orientações do seu dermatologista.

Esperamos que com as nossas dicas você tenha entendido como prevenir as rugas, melhorar a elasticidade e combater os primeiros sinais de envelhecimento. Outros hábitos saudáveis como a prática de exercícios, evitar o tabagismo e o frequente consumo de álcool, também contribuem para melhorar o aspecto da pele.

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais!

Referências: Tua Saúde e DermaClub

Powered by Rock Convert

Comentários no Facebook

topo