Saiba como contratar uma secretária ideal para seu consultório

como contratar uma secretária

Como contratar uma secretária de alto nível? Essa é a dúvida de muitos médicos e donos de clínicas. Encontrar uma profissional de confiança pode ser um tremendo desafio. Afinal, ela será a ponte entre a clínica e o paciente.

Os que procuram por auxílio médico, precisam ser recebidos com carinho e profissionalismo, para que se sintam acolhidos nessa fase delicada.

Sabendo que essa tarefa não é fácil, preparamos algumas dicas valiosas para você selecionar a melhor profissional, sem passar por nenhum percalço ou infortúnio no processo. Continue a leitura e saiba o que levar em conta no momento da contratação!

Defina bem o escopo da vaga

No momento de anunciar a vaga de emprego, é fundamental elaborar uma descrição bem detalhada. Especifique todas as características importantes, sem presumir que informações relevantes estejam implícitas. Lembre-se: o que é senso comum para você pode não ser para outras pessoas.

Inclua particularidades cruciais, como a jornada de trabalho, escala dos finais de semana, expertise em programas de computador específicos, necessidade de auxílio em exames, e exigência de outros idiomas, por exemplo.

Quanto mais clara for a descrição da vaga, menores as chances de que interessadas que não se encaixam na sua demanda se candidatem. Assim, você economiza tempo e evita frustrações.

É muito importante lembrar, que a secretária deve fazer a ponte entre o médico e os pacientes. Muitas dúvidas e anseios destes, podem facilmente ser sanados pela profissional, que deve agir como um suporte às orientações médicas. Nesse sentido, é importante observar a capacidade da candidata em orientar o paciente, e sanar dúvidas que podem surgir na recepção do consultório ou, até mesmo, via telefone.

Avalie experiências anteriores

Quando for analisar os currículos das candidatas, não se limite à mera leitura da trajetória da carreira delas.

Não hesite em entrar em contato com os locais em que a candidata trabalhou, e peça contatos de referência sempre que possível.

Também vale ficar atento aos períodos em que a candidata permaneceu em cada emprego. É claro que, às vezes, a incompatibilidade de expectativas leva uma boa funcionária a ficar pouco tempo em uma ou duas empresas. Mas, se as passagens relâmpago predominam o currículo, vale consultar as motivações disso antes de bater o martelo da contratação.

Como contratar uma secretária através de uma empresa de recrutamento

Muitas vezes, a terceirização é o caminho mais eficaz para contratar uma boa profissional, sem ter dor de cabeça.

As empresas de Recursos Humanos, geralmente, possuem bancos de candidatas. Assim, fazem todo o processo de triagem, afunilando as possibilidades e aumentando as chances de encontrar a secretária ideal para seu consultório médico, sem o exaustivo ciclo de erros e acertos.

Em caso de clínicas, que costumam ter uma demanda maior de contratação, vale também investir em um pequeno setor de RH, dentro da própria empresa. Assim, é possível criar metodologias de seleção e treinamentos próprios, que se encaixem perfeitamente nas necessidades de cada centro médico.

Avalie as competências

Uma boa estratégia é criar processos seletivos que possibilitem a avaliação das habilidades de sua futura secretária, antes mesmo da contratação.

Hoje, é possível criar testes online, que verificam os níveis de conhecimento nas áreas imprescindíveis para a vaga.

Dessa forma, há a viabilidade de avaliar os conhecimentos em áreas como informática, gramática e idiomas, antes mesmo de convocar a candidata para a entrevista presencial.

Estabeleça um período de experiência

Existem competências que nenhuma prova avalia, principalmente quando se trata de uma secretária de consultório médico.

Essa profissional precisa ter paciência, amabilidade e jogo de cintura para lidar com o público. Além disso, é necessário que seja ágil e pró-ativa, para ser uma ponte eficiente entre médico e pacientes.

Vale a pena acordar um período de pelo menos 45 dias de experiência, para avaliar como a secretária desempenhará seu papel no dia-a-dia, para ter certeza de que a contratação foi um acerto.

Então, agora que você já sabe como contratar uma secretária, assine nossa newsletter e receba artigos relevantes como este, sempre em primeira mão!

Referências: Iclinic, Amplimed

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo