chocolate funcional

Chocolate funcional: diferentes formas farmacêuticas na prescrição

A receita é simples: seguir as orientações médicas no tratamento de uma doença é fundamental para conseguir a cura ou melhorar a qualidade de vida. No entanto, são poucas as pessoas que seguem com seriedade as recomendações. Os motivos são diversos, entre eles, as formas farmacêuticas prescritas. Para aumentar a adesão aos tratamentos, o chocolate funcional tem sido uma alternativa eficiente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), somente 60% dos pacientes com diabetes e 40% dos diagnosticados com hipertensão, seguem à risca as recomendações médicas. Dessa maneira, o desafio de tornar mais atrativo e prático o tratamento pode pode ser facilitado com o chocolate funcional, opção saborosa e que ajuda a mascarar algumas características dos fármacos.

Aliás, é importante entender porque o chocolate é considerado funcional e como ele pode ser usado pelas farmácias magistrais. Continue a leitura para entender como a base chocolate pode ser usada na manipulação de medicamentos e suas vantagens para os pacientes!

PERSONALIZAÇÃO DO TRATAMENTO

Um dos principais benefícios do mercado magistral é a possibilidade de oferecer um tratamento único para cada paciente. Sendo assim, entender as necessidades do paciente, seu perfil e possíveis restrições médicas, garante mais eficácia ao tratamento. Dessa forma, o prescritor pode indicar um fórmula específica, que leve em conta todos esses fatores. 

Sobretudo, as formas farmacêuticas são elementos-chave para que o paciente tenha adesão ao tratamento. Nesse caso, o chocolate vêm sendo utilizado em combinação com ativos farmacêuticos. Assim, é denominado de chocolate funcional, pois além dos seus próprios nutrientes, é enriquecido com ativos específicos melhorar a saúde do paciente.

Além disso, a escolha do chocolate funcional promove o bem-estar do paciente, se adapta às suas dificuldades (por exemplo, de engolir uma cápsula) e potencializa o tratamento. Um dos públicos que mais ganha vantagens com isso são as crianças, com formas farmacêuticas ideais para elas. Veja abaixo quais são as característica do chocolate funcional e entenda sua versatilidade.

CHOCOLATE FUNCIONAL: COMO ELE É

Apesar do chocolate ser conhecido como um alimento calórico, é preciso lembrar que ele pode ser manipulado de maneira saudável. Dessa forma, o chocolate funcional pode conter cacau orgânico, que leva mais teor de cacau, possui maior quantidade de nutrientes, e é menos calórico. 

Além disso, o cacau é conhecido pelas suas propriedades antioxidantes e, em seu formato farmacêutico, possui menos gordura. Pode também não ter açúcar, ser livre de lactose e glúten e adoçado com stevia e maltitol. Essa versão farmacêutica é ideal para ser manipulada com vitaminas, minerais, probióticos e muito mais. 

Por último, a forma de apresentação do chocolate também pode ser personalizada. Entre as alternativas que as farmácias de manipulação possuem, estão as balas, pirulitos, gomas, gel comestível, pastilhas, entre outras. Assim, será possível desenvolver produtos personalizados na farmácia e um tratamento adequado, com adesão garantida. Além disso, é prático e promove mais qualidade de vida ao paciente. 

Que tal compartilhar nosso artigo nas suas redes sociais? Ajude seus amigos a conhecerem os benefícios do chocolate funcional.

Referências: Jornal do Commercio

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.