Os benefícios do ovo e sua membrana para a saúde

Por muito tempo, o ovo foi protagonista de uma das maiores dúvidas: ele é um alimento saudável? A pergunta era comum, já que eram recorrentes as pesquisas que traziam a todo momento um dado novo sobre esse alimento. Entretanto, ficou provado que os benefícios do ovo podem ajudar a saúde de diversas maneiras.

alto poder nutritivo do ovo foi demonstrado em sua riqueza de vitaminas, minerais e proteínas. Para se ter uma ideia, um ovo grande contém 77 calorias, 5 gramas de gordura, 6 gramas de proteína e pequenas quantidades de carboidratos.

Além disso, estudos publicados em 2009 pela revista médica Clinical Interventions in Aging, encontraram benefícios também na membrana do ovo. Ela é rica em nutrientes e possui grande potencial para as articulações, assim como a pele. Mas, para começar, vamos explicar melhor sobre a membrana da casca de ovo.

CONCEITO E BENEFÍCIOS DA MEMBRANA

A membrana é a responsável por envolver o embrião em desenvolvimento no ovo. Sendo assim, essa grande atribuição já lhe garante benefícios. Pois, ao ser uma fina camada entre a casca e a clara do ovo, ela fornece todos os componentes para nutrir uma vida no ovo.

Dessa maneira, as pesquisas revelaram que as membranas oferecem muitos nutrientes como a glucosamina, condroitina, ácido hialurônico e colágeno. Todos conhecido por oferecer benefícios para a saúde articular. Entre eles, um benefício que ganha destaque é o ovo conter colágeno de fato, em comparação com outros alimentos. E qual a importância dele para o corpo humano?

O PAPEL DO COLÁGENO NO CORPO

A proteína mais encontrada no corpo humano é o colágeno, presente na nossa pele, ossos, músculos e tendões. Ele é o responsável por dar elasticidade e força para essas partes do corpo. Sendo assim, ao envelhecer, a produção natural de colágeno no corpo diminui, o que implica no aparecimento de rugas, uma pele mais flácida e tornam-se mais fracas as cartilagens das juntas.

Portanto, é a membrana do ovo a principal fonte de colágeno, sendo assim os benefícios do ovo são potencializados. Foram encontrados na membrana dois tipos da proteína: colágeno tipo I e tipo V. O primeiro é o mais encontrado no corpo, presente no tecido cicatricial, pele, tendões, parede das artérias e ossos. Já o tipo V atua nos cabelos, superfícies celulares e placenta.

MAIS BENEFÍCIOS DO OVO

São variadas as qualidades da membrana do ovo e recentemente elas estão sendo incluídas para a melhora da saúde. Veja mais alguns benefícios a seguir:

  • SAÚDE DAS JUNTAS

É a união de componentes da membrana que promove uma melhora na saúde das juntas. A glucosamina, por exemplo, reduz a inflamação das articulações, enquanto serve de amortecedor contra impactos. Da mesma maneira, também atua na reparação da cartilagem. Aliás, estudos demonstram que consumir 500 miligramas de suplemento de membrana natural de casca de ovo, por 30 dias, diminui as dores rapidamente.

  • PELE E UNHAS

Em 2015, teve início um novo estudo sobre as qualidades da membrana no uso cosmético. Os resultados mostraram a capacidade dos hidrolisados da membrana do ovo em proteger a pele das rugas e proteger da perda de umidade quando a pele é exposta ao sol.  Além de melhorar a hidratação da pele, rugas e linhas de expressão já presentes. Assim como modula as metaloproteinases de matriz, principalmente colagenase e elastase. Já para as unhas, os nutrientes da membrana da casca do ovo melhoram a dureza e saúde das mesmas.

Assim, os benefícios do ovo fazem emergir uma nova linha de produtos de beleza nas farmácias, principalmente por serem uma excelente escolha de produto natural. Isso porque esse mercado têm abraçado mais soluções com foco na beleza e bem-estar.

  • OSTEOARTRITE

A osteoartrite ocorre com o tempo e causa o desgaste das extremidades dos ossos, afetando principalmente joelhos, mãos, quadris e coluna vertebral. Dessa forma, é o tipo de artrite mais comum.

O colágeno da membrana do ovo demonstrou reduzir a rigidez das articulações, resultante da osteoartrite nos joelhos. Assim como, a dor artrítica. Tais benefícios fizeram com que a membrana seja recomendada pela Natural Health Products Directorate do Canadá.

Portanto, novos produtos surgem com ativos da membrana da casca de ovo que melhoram a qualidade de vida de milhares de pessoas. Em especial nas soluções para as articulações e melhora na saúde e aspecto da pele. Ademais, mais pessoas estão buscando em farmácias produtos que unam esses benefícios da membrana e tragam os resultados esperados.

Você conhecia esses benefícios do ovo e sua membrana? Deixe seu comentário!

Referências: Suma Grande e Vida Saudável

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.