Atendimento ao paciente: Como torná-lo mais assertivo?

Análises, procedimentos, intervenções e tratamentos bem-sucedidos são expectativas comuns entres os profissionais que atuam na área da saúde. Se você é médico, nutricionista, nutrólogo, farmacêutico ou veterinário, sabe bem do que estamos falando. No entanto, não é apenas o “resultado final” que deve ser considerado. O atendimento ao paciente também merece atenção especial. Isso porque, a maneira como ele se sente ao longo do processo é fundamental para o seu bem-estar e real satisfação. 

Pacientes que são acolhidos da forma adequada costumam apresentar menos objeções, receios e críticas, por confiar mais na clínica ou nos profissionais envolvidos. Além disso, quanto mais relaxados estiverem, maiores são as expectativas com relação à eficácia do tratamento.

Assertividade no atendimento ao paciente 

Um atendimento ao paciente assertivo é aquele que ajuda a tornar todo o processo mais objetivo e rápido. É aquele também que otimiza a experiência de quem está sendo recebido em um momento, geralmente, de fragilidade e permite, ainda, gerar uma imagem positiva dos serviços por dele. 

Como conseguir isso? Bem, fique atento às dicas! 

1. Padronize processos 

Processos devidamente padronizados evitam que, a cada dia, uma nova surpresa apareça. Acelera o andamento de cada etapa e torna todo o sistema de atendimento e tratamento mais funcional. 

Padrões devem ser aplicados em todos os setores, incluindo a gestão e, claro, o contato com cada paciente. Mas isso não significa torná-lo robótico ou cheio de burocracias. A praticidade e a humanização na saúde são necessidades indiscutíveis. 

2. Faça da tecnologia sua amiga 

Encontre, o quanto antes, um bom sistema de gestão para a sua clínica ou atividades liberais. Ter todas as informações em plataformas digitais é indispensável para centralizar dados, tomar decisões e agilizar o atendimento de forma organizada. Evite deixar os conteúdos em pastas ou papéis, cujo acesso é mais difícil. Evite também confiar apenas em procedimentos humanos. Além de maior incidência de erros, isso pode gerar dependência. 

Outra maneira de aproveitar os benefícios da tecnologia é no trato direto com os pacientes. O WhatsApp, por exemplo. Por que não explorá-lo para confirmar o agendamento de consultas, passar avisos importantes e lembrar de horários marcados? Ferramentas comuns como essa, podem evitar diversos desgastes e viés de comunicação

3. Garanta uma equipe didática 

Quem lida com o atendimento ao paciente, seja lá em qual momento for, deve estar sempre preparado para fornecer orientações claras e objetivas. Desde o primeiro contato (comumente repleto de dúvidas), passando pelas dependências do consultório, até o pós-atendimento, a equipe envolvida precisa estar muito bem treinada. 

As informações transmitidas devem ser didáticas, pensadas cuidadosamente para oferecer um passo a passo seguro e descomplicado. 

4. Implemente pesquisas 

Quer um atendimento ao paciente que não só atenda às expectativas, como também as supere? 

Informação é a chave. Uma ótima maneira de colhê-la é por meio de pesquisas que permitam identificar qual é a opinião acerca do tratamento recebido, da ambientação da clínica, da visão sobre o preparo dos profissionais, do tempo de espera, do cafezinho que foi servido e todos os demais pontos que possam ser relevantes para que você implante melhorias. 

Jamais deixe esses dados parados. Haja em cima deles!

5. Não abra mão do pós-atendimento 

O acompanhamento pós-atendimento é essencial para oferecer maior segurança aos pacientes. Isso não é novidade para o profissional da saúde. Porém, vale a pena destacar a ação não só como um procedimento habitual, mas também como um canal de marketing capaz de gerar boa reputação e fidelização. A própria pesquisa, citada acima, pode ser aplicada nessa etapa. 

Já havia pensado sobre esses aspectos? Quer saber mais? Então, deixe o seu COMENTÁRIO! 

Referências: TMEBlog da LeucotronBlog Act InstituteShospAgemed

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