Como desenvolver atenção farmacêutica para farmácia magistral?

A automedicação tem se tornado comum, mas pode ser combatida por meio da atenção farmacêutica. Essa prática quando feita pelo farmacêutico diminui as chances do uso indiscriminado de medicamentos e coloca a saúde do paciente em foco. Portanto, a atenção farmacêutica para farmácia magistral pode ser uma ótima maneira de educar o paciente sobre o uso de insumos.

Dessa maneira, podemos definir a atenção farmacêutica como a promoção racional do uso de medicamentos, assim como tem o papel de prevenir, detectar e resolver problemas relacionados à eles. Outrossim, o profissional farmacêutico na farmácia de manipulação obtém mais meios para proporcionar qualidade de vida ao paciente.

Entretanto, não se deve confundir a atenção farmacêutica com a assistência farmacêutica. Esta última envolve diferentes cuidados com a saúde do paciente, em que há preocupação principalmente para que o insumo atenda requisitos de qualidade e segurança. Assim, conhecer as diferenças entre as práticas é fundamental para prestar o melhor atendimento ao paciente.

A ATENÇÃO FARMACÊUTICA PARA FARMÁCIA MAGISTRAL

É na farmácia de manipulação que a assistência farmacêutica pode ser feita com excelência. Pois, pela alto grau de especialização da farmácia, em que cada medicamento e produto é feito para um paciente específico, a assistência farmacêutica consegue ficar mais próxima do tratamento do paciente.

Dessa maneira, com todas as informações sobre os insumos, o farmacêutico pode orientar melhor o paciente sobre seu uso adequado. Ou seja, sobre a dosagem, armazenamento, administração e orientação sobre os horários de uso do medicamento. Assim como, promover o uso consciente e seguro do produto.

DIFERENCIAÇÃO PARA A FARMÁCIA

Para implantar a atenção farmacêutica, a farmácia magistral deve primeiro contar com um farmacêutico especialista na prática. Esse profissional analisará as instalações físicas da farmácia e orientará o atendimento ao paciente.

Essas novas atribuições serão vistas como diferenciais da sua farmácia, que além de promover o cuidado com a saúde do paciente, promoverá uma relação mais próxima com ele. Assim, há mais chances de um cliente voltar à farmácia, já que nela encontra serviços exclusivos.

Além disso, a farmácia de manipulação pode se apoiar na resolução nº 586/2013 para dar maior autonomia ao farmacêutico. Nela, o profissional tem a possibilidade de prescrever preparações magistrais, plantas medicinais, drogas vegetais e demais categorias que são aprovadas pelo órgão sanitário federal. Ou seja, mais uma maneira de oferecer manipulados específicos para o tratamento do paciente.

ESPAÇO RESERVADO PARA ORIENTAÇÃO

É indicado que a atenção farmacêutica para farmácia magistral conte com um espaço reservado para a avaliação do paciente. Nesse espaço, o farmacêutico fará a coleta de dados do paciente, identificação dos medicamento prescritos e utilizados, revisão da farmacoterapia e identificação de possíveis problemas relacionados aos medicamentos.

Assim, é essencial que esse espaço reservado seja confortável e garanta a privacidade do paciente.

METODOLOGIA

Para que se alcancem os resultados esperados no cuidado com a saúde do paciente, a atenção farmacêutica deve seguir um Procedimento Operacional Padrão (POP). Nesse processo são instituídas todas as normas necessárias de como será a prestação da atenção farmacêutica. Sendo três os pilares desse planejamento, veja:

  • Metodologia e processos para a prestação de serviço;
  • Metodologia e processos para a documentação do atendimento;
  • Metodologia de avaliação dos resultados;

Ao final, o farmacêutico deve entregar ao paciente a Declaração de Serviço Farmacêutico. Nela, o cliente encontrará todas as informações sobre o tratamento e medicamentos, além de dados sobre a instituição farmacêutica e seu profissional responsável.

Dessa forma, a farmácia magistral além de promover o cuidado com a saúde do paciente, tem uma relação mais intimista com ele, observando a evolução do tratamento. O que também é um método para atrair mais clientes que desejam um cuidado especializado, e assim, uma oportunidade para aumentar as vendas da farmácia.

Gostaria de conhecer outros métodos para atrair clientes e fidelizá-los? Leia mais sobre o assunto aqui e obtenha resultados positivos para sua farmácia magistral!

Observação:  Estas informações são direcionadas exclusivamente para farmácias de manipulação. Consumidores finais não devem se guiar por elas

Referências: IPOG, Guia da Farmácia e Secretaria de Estado da Saúde – SP

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.