Ácido hialurônico em pó: benefícios para a saúde das articulações e da pele

ácido hialurônico em pó

Indicado tanto para a saúde das articulações como para a hidratação e a minimização do envelhecimento da pele, o ácido hialurônico em pó é um produto que não pode faltar em uma farmácia magistral. Ademais, a busca por produtos farmacêuticos que contém em sua composição o ativo aumentou, devido a sua alta eficácia.

O ácido hialurônico, também chamado de HA, é um biopolímero formado pelo ácido glucorônico e a N-acetilglucosamina. Ele está naturalmente presente no colágeno de diversos organismos, no líquido sinovial e no humor vítreo do olho. No corpo humano, ele é o responsável pelo volume, sustentação, hidratação e elasticidade da pele.

Neste artigo, explicaremos por que é importante contar com o ácido hialurônico em pó em uma farmácia de manipulação e quais são as vantagens desse ativo. Boa leitura!

O mercado do ácido hialurônico em pó

O público do ácido hialurônico em pó é amplo: abrange pessoas com problemas de nas articulações, atletas e, como cosmético, é indicado para pessoas que desejam combater as rugas e melhorar a hidratação cutânea.

Por não apresentar contraindicações e eficácia comprovada, o ativo é usualmente prescrito para tratamentos da saúde das articulações e diminuição dos sinais de envelhecimento. Aliás, a grande vantagem do HA é a versatilidade. É indicado para uso oral (IN) e tópico (OUT).

Como um nutracêutico (IN), pode ser indicado para pessoas acometidas por artrite reumatoide, sinovites e inflamações articulares. Como um nutricosmético, age de dentro para fora, restaurando a hidratação e jovialidade cutânea. Na forma tópica (OUT) é indicado para restaurar a hidratação e suavizar linhas finas de expressão.

Porém, para manter a pele jovem e saudável, é preciso fortalecer sua barreira protetora, estimular a sua regeneração e adicionar antioxidantes. Dessa maneira, o HA entra na etapa de regeneração, pois compensa a baixa produção dessa substância pelo próprio organismo.

Para quem é indicado o ácido hialurônico em pó?

Em suma, o HA pode ser consumido para quem deseja:

  • Evitar o surgimento dos sinais do envelhecimento precoce;
  • Reduzir o aparecimento de rugas e manchas ao estimular a regeneração da pele;
  • Evitar o desenvolvimento da artrite reumatoide, osteodistrofia e osteoartrite;
  • Melhorar a lubrificação das articulações;
  • Diminuir as dores nas articulações
  • Obter melhores resultados na cicatrização da pele;
  • Potencializar a hidratação da pele.

Além disso, o uso do ácido hialurônico em pó é um dos formatos mais versáteis existentes no mercado, sendo possível utilizá-lo em diversas formulações. Dessa forma, se apresenta como um ativo interessante para as farmácias de manipulação que desejam desenvolver manipulados exclusivos para seus clientes.

Além disso, é possível combinar o ácido hialurônico em pó com outras substâncias, com ação voltada para a saúde da pele e/ou das articulações. O que representa uma oportunidade de criação de linhas de produtos exclusivas para atletas, ou para o público que busca por dermocosméticos.

Indicado para animais de estimação

Além disso, o HA também é utilizado na área veterinária. Indicado para cães e gatos como auxiliar no tratamento de patologias articulares como artrite reumatoide, sinovites, osteodistrofias, condrodistrofias e pós-operatório de cirurgias articulares. A dose diária sugerida para o medicamento manipulado, é de 4mg/Kg de peso corporal do animal.

As aplicações do ácido hialurônico em pó

O ácido hialurônico é uma substância que tem muitas funções no corpo — entre elas, a proteção da cartilagem, a cicatrização de feridas, a hidratação da pele e a atenuação de rugas e linhas de expressão.

Ademais, as moléculas de HA tem a capacidade de reter água em grandes quantidades, tornando a pele mais hidratada e saudável. Mesmo quando administrado por via oral, o ácido hialurônico pode reduzir rugas e sulcos na pele.

Além disso, como comentamos, o ativo tem efeitos protetores sobre as cartilagens e, com isso, ajuda a combater problemas nas articulações. Portanto, pode ser utilizado por atletas com alto desgaste articular devido às suas atividades, por pessoas mais velhas e até mesmo por animais de estimação.

A saber, o ácido hialurônico também é uma escolha adequada para apoiar a cicatrização e o aumento da matriz dérmica.

Portanto, o ácido hialurônico pode ser administrado por via oral, usualmente, em quantidade de 50mg a 250mg ao dia, divididas em 2 a 5 doses.

Além disso, ele também pode ser indicado em formulações destinadas ao uso tópico, em concentrações de 1% a 5% em géis, cremes, emulsões hidratantes e outros.

Combinações do HA com outras substâncias

Como mencionamos acima, a proteção contra o envelhecimento da pele pode unir HA a outros ativos, potencializando sua ação. Veja alguns exemplos a seguir:

VERISOL®: é o único colágeno hidrolisado desenvolvido especialmente para a pele, com comprovação científica de resultados. Composto por Peptídeos Bioativos de Colágeno®, desenvolvidos por um processo patenteado, VERISOL® atua especificamente nas células dérmicas, promovendo a manutenção da saúde e beleza da pele, reduzindo rugas e linhas de expressão, melhorando a cicatrização da pele e os resultados podem ser perceptíveis a partir de 4 semana de uso contínuo. Ademais, na forma IN, VERISOL® e o ácido hialurônico atuam de forma sinérgica na matriz dérmica, otimizando a produção de colágeno, minimizando os sinais do tempo e aumentando de forma expressiva a hidratação de dentro para fora. Além disso, outra forma é o tratamento IN com VERISOL® para restaurar as fibras elásticas da pele e OUT com o ácido hialurônico para promover uma pele hidratada e saudável.

OptiMSM® – fonte de enxofre orgânico altamente purificado, é um componente chave do colágeno e suporta a estrutra da pele e também é um bloco de construção da queratina, o principal constituinte estrutural dos cabelos e unhas. OptiMSM® mantém as ligações dissulfeto que mantém as fibras de colágeno fortes para preservar a flexibilidade do tecido conjuntivo, permitindo o funcionamento das células dérmicas saudáveis.

Vitaminas combinadas com HA

Vitamina C: Este potente antioxidante tem papel fundamental no nosso organismo. A vitamina participa do metabolismo de diversos nutrientes do nosso corpo, entre eles o colágeno. Dessa forma, sua ação protege a pele dos radicais livres e do estresse oxidativo. Ou seja, uma ótima maneira de combater os primeiros sinais do envelhecimento: ácido hialurônico e vitamina C!

Vitamina E: Outra substância que se tornou popular nas fórmulas dos dermocosméticos é a vitamina E. Também com propriedades antioxidantes, essa substância protege a pele do envelhecimento precoce, impedindo que as células passem pela oxidação. Sobretudo, protege contra a ação dos radicais livres, responsáveis pelo aparecimento de rugas e manchas na pele.

Vitamina A: Inegavelmente, essa vitamina também também possui importante papel para a saúde. Ela aumenta a produção de colágeno e reforça a imunidade da pele.

Coenzima Q10: Essa substância tem poderosa ação na redução de rugas e linhas de micro expressão, prevenindo a perda da elasticidade e melhorando a maciez da pele. Então, quando associada ao ácido hialurônico, torna-se uma fórmula ideal para combater os primeiros sinais do tempo.

Agora que você já conhece a versatilidade do ácido hialurônico em pó, que tal aproveitar para conhecer outros formatos diferenciados de manipulados? Leia aqui sobre o assunto e diversifique seus produtos farmacêuticos!

Referências: Oh My Mag e Incrível

Comentários no Facebook

topo