tipos-de-gordura

Conheça os tipos de gordura, como agem no organismo e as diferenças entre elas

Você sabe quais são os principais tipos de gordura e como elas atuam no corpo? Esse conhecimento é importante para entender as diferentes funções que cada uma tem no organismo.

Tenha em mente que algumas gorduras oferecem benefícios enquanto outras trazem malefícios, de acordo com a forma como são consumidas. Assim, você pode ter mais consciência na hora de ingerir determinados alimentos, a fim de prezar por bem-estar, qualidade de vida e saúde a longo prazo.

Para saber mais sobre os tipos de gordura, continue a leitura e tire as suas dúvidas.

Quais são as funções das gorduras no corpo?

A ingestão de alguns tipos de gordura auxilia no bom funcionamento do organismo. No entanto, essa medida precisa respeitar a moderação na intenção de o indivíduo não cometer exageros e, consequentemente, expor o corpo ao aparecimento de doenças.

Muitas pessoas carregam um pensamento negativo dessa substância. Entretanto, se ela se encontra naturalmente nos alimentos, é sinal de que não é tão maléfica assim. Em suma, existem gorduras consideradas boas e que trazem grandes benefícios ao ser humano.

Podemos citar como exemplo a absorção de vitaminas A, D, E e K, além de as gorduras serem fontes de energia que ajudam a fortalecer nosso metabolismo. Sendo assim, podem prevenir casos de cegueira, osteoporose e hemorragias.

Contudo, existem aquelas que podem até contribuir para o desenvolvimento de determinadas doenças cardiovasculares. Logo, é importante conhecer a fundo as características de cada uma e saber os benefícios do que você ingere.

Quais são os tipos de gordura e os efeitos que elas causam ao organismo?

Gorduras saturadas

As gorduras saturadas estão presentes em alimentos como manteiga, leite, carnes vermelhas e banha. Portanto, recomenda-se consumi-las com moderação, pois são as responsáveis pelo aumento do colesterol ruim (colesterol total e LDL).

Gorduras monoinsaturadas

As gorduras monoinsaturadas são importantes para o organismo, tendo em vista que elas atuam no controle dos níveis de colesterol. Desse modo, recomenda-se consumir esse tipo de gordura diariamente. Como fontes de gorduras monoinsaturadas, podemos listar o abacate, o azeite de oliva e as oleaginosas. Vale ressaltar que esses produtos devem ser consumidos com moderação, porque tudo em excesso traz prejuízos à saúde.

Gorduras poli-insaturadas

As gorduras poli-insaturadas contêm ômega-3 e ômega-6. Elas ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim, por isso se tornam fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Pode-se encontrá-las em óleos vegetais, peixes, soja e oleaginosas.

Gorduras trans

As gorduras trans trazem muitos prejuízos para a saúde porque são responsáveis por aumentar o colesterol ruim, ao mesmo tempo que diminuem o colesterol bom (HDL), o que pode promover o entupimento das veias e artérias. A saber, sua produção ocorre com base na hidrogenação de óleos vegetais, presente em sorvetes, biscoitos e diversos outros produtos industrializados.

Triglicérides

O próprio organismo é o responsável pela produção dos triglicérides. Quando estão em excesso no sangue, há um maior risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Portanto, para mantê-las reduzidas é importante ter moderação ao consumir alimentos gordurosos e ricos em carboidratos.

Como devo consumir gordura no dia a dia? É preciso eliminar todo tipo?

O seu gerenciamento de peso só será favorável se você levar em consideração as consequências que esses tipos de gordura produzem. Como pudemos perceber, a gordura trans é bastante nociva, sendo interessante reduzi-la ao máximo no seu dia a dia.

De modo geral, os produtos industrializados geram malefícios ao corpo por serem pouco nutritivos e ricos em conservantes. Dito isso, o indivíduo fica sujeito ao aparecimento de problemas cardiovasculares, respiratórios, além de inflamações e alterações de humor.

Sem contar que quem sofre de compulsão alimentar sempre prefere opções cheias de gorduras ruins ou ricas em açúcares livres. Ou seja, atitudes que em nada contribuem para uma alimentação saudável e uma vida que estabelece um equilíbrio entre o físico e o mental.

Diante disso, procure um médico para que ele possa ajudar a manter uma dieta com a presença de gorduras poli-insaturadas. Caso precise fazer uma substituição, uma opção são as monoinsaturadas. Em suma, não restrinja o que se deve comer. Apenas esteja ciente dos efeitos que trazem. Ademais, a Sociedade Brasileira de Cardiologia estabeleceu números que podem auxiliar a recomendação médica para consumo diário de cada gordura. Veja:

  • saturada: no máximo 10%;
  • monoinsaturada: 15%;
  • poli-insaturada: 6% a 11%;
  • trans: no máximo 1%.

O que fazer para incluir as boas gorduras na alimentação?

O café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia. Afinal, por meio dele é possível recuperar a energia que você gastou durante o sono com a ajuda de alimentos que darão total disposição para a sua rotina. Desse modo, deve-se comer grupos de alimentos com gorduras monoinsaturadas, como abacate e iogurtes.

Já no almoço, conte sempre com a presença do azeite de oliva no preparo de saladas, carnes magras e grelhados. Os peixes também são bastante bem-vindos, por isso devem ser consumidos nessas ocasiões do dia ao menos uma ou duas vezes por semana.

A mesma recomendação também vale para a janta. Caso tenha a necessidade de fazer lanches entre uma refeição e outra, escolha opções ricas em fibras e que tragam uma sensação de saciedade, de modo a combater a fome excessiva.

Por exemplo, castanhas, amêndoas e nozes cumprem bem esse papel. O chocolate amargo também é bastante rico em vitaminas e minerais. Entretanto, mantenha a moderação e sempre faça substituições inteligentes em momentos atípicos do seu dia a dia.

Além disso, não se esqueça de praticar exercícios regularmente e seguir as demais recomendações propostas pelo seu profissional de saúde. Outra prática importante para regular os níveis de gordura no sangue é contar com o uso de nutracêuticos, que trazem enormes benefícios ao seu corpo. Saiba mais a seguir.

Como o VazGuardTM atua no perfil lipídico?

O VazGuard™ é um nutracêutico que ajuda a saúde cardiovascular e a modulação da síndrome metabólica. Além de atuar na prevenção do desenvolvimento de doenças, esse ativo demonstrou alta eficiência na(o):

  • redução dos parâmetros lipídicos;
  • redução da esteatose hepática;
  • aumento de HDL;
  • diminuição de LDL;
  • diminuição de triglicerídeos;
  • controle da glicemia.

VazGuard™ tem como composição um alto teor de flavonas altamente purificadas e padronizadas (Neoeriocitrina, Naringina e Neohesperidina) e outras importantes como a Rutina, Neodiosmina, Rhoifolina e Poncirina. Apresenta flavonoides glicosídicos do tipo estatina (Meltidina e a Brutieridina) e outras substâncias como o Ácido ascórbico e Pectinas.

Os componentes funcionam como um hipoglicemiante natural, atuando como antioxidante, anti-inflamatório e uma estatina natural, mantendo os níveis sanguíneos saudáveis de colesterol total, HDL, LDL, glicose e triglicérides. A tecnologia Phytosome® torna o processo totalmente biodisponível, contribuindo, assim, para um efeito terapêutico em tempo reduzido de uso.

Frisa-se que esse nutracêutico não causa efeitos colaterais quando é usado a longo prazo, sendo esse fator um grande benefício quando comparado aos tratamentos feitos à base de estatinas. Portanto, ele pode ser usado de forma contínua e sem receio, diante da sua segurança e boa aceitação pelo organismo. Sobretudo, é importante que você converse com seu médico para avaliar se há alguma restrição.

Agora você já conhece os principais tipos de gordura. Desse modo, torna-se mais fácil controlar o consumo diário para manter uma vida saudável.

Para isso, entre em contato conosco e adquira agora mesmo esse nutracêutico que ajuda a alcançar seu objetivo. Clique aqui para informações ainda mais detalhadas sobre o VazGuard™.