Como aumentar consultas? Aprenda a técnica da apresentação antecipada

Com a facilidade de informação e o número de profissionais na área da saúde, obter um número maior de consultas se tornou um desafio cada vez mais crescente. Para contribuir com esse aumento, pode-se investir na técnica da apresentação antecipada.

Conquistar a confiança do paciente previamente à consulta é difícil, porém, essencial para o aumento da procura. Uma técnica muito usada nos Estados Unidos está ganhando cada vez mais adeptos, aumentando a procura nos consultórios médicos e, consequentemente, a satisfação dos pacientes: a apresentação antecipada.

Mas como essa técnica pode contribuir com o sucesso do consultório?

Aplicar a técnica da apresentação antecipada ajuda a conquistar a confiança dos pacientes

Hoje em dia as pessoas pesquisam muito mais sobre as doenças e procedimentos médicos, mudando assim a dinâmica da comunicação entre paciente e médico. O profissional tem que ser aberto ao diálogo e esclarecer todas as dúvidas, alertar o paciente sobre qual informação é falsa ou verdadeira.

Quando o paciente não se sente ouvido, é bem provável que procure outro profissional. Um requisito para médicos, atualmente, é a capacidade de ouvir e conversar abertamente com o paciente, deixando de lado os termos técnicos, trazendo a conversa para a realidade deles.

Isso aumenta a confiança no profissional, fazendo assim com que o paciente o indique para seus conhecidos, aumentando a procura por consultas com este profissional. Somado ao bom atendimento durante a consulta, a apresentação antecipada é uma ótima aliada no processo de aumento da cartela de pacientes.

Aplicando a técnica da apresentação antecipada em seu consultório

A técnica da apresentação antecipada consiste em recursos consideravelmente simples e que fazem toda a diferença para o paciente, podendo ser aplicada da forma que achar mais conveniente.

Assim que o paciente entra em contato para agendar sua consulta, recebe um e-mail e/ou mensagem com um pequeno currículo do médico, falando de sua especialização e números de sucesso. Isso já confere no paciente certa confiança e familiarização com o profissional.

Também pode ser aplicado para pacientes de procedimentos específicos, assim que a consulta for agendada, o paciente recebe um pequeno manual do procedimento, podendo conter um vídeo ou uma apresentação. Este material informa sobre todo o processo e sana potenciais dúvidas, além de evitar que o paciente encontre informações erradas na internet e entre em pânico por motivos infundados.

No que consiste e como aplicar a prática da técnica da apresentação antecipada?

A prática da técnica da apresentação antecipada pode ser utilizada de diversas formas. O envio de informações pode ser para os novos pacientes, informando um pouco sobre o médico.

Também é voltada aos pacientes de cirurgias e procedimentos específicos, com informações sobre o processo, pós-operatório, orientações e contraindicações. Caso o sistema que gerencia os agendamentos do consultório não tenha a opção de enviar um e-mail automático, converse com o desenvolvedor do software.

Se preferir, existe a opção de contratar um sistema de e-mail marketing para o envio automático, possibilitando criar diversos modelos de e-mails. Outra forma é utilizar o WhatsApp, pois a taxa de leitura desse tipo de mensagem é de quase 100%, comparado ao e-mail, que gira em torno de 20%. Assim a informação chega mais fácil ao paciente.

Com a apresentação antecipada, o médico demonstra uma maior atenção aos detalhes, podendo construir relacionamentos mais duradouros com os seus pacientes. Os profissionais que já utilizam esta técnica, além de perceberem uma maior satisfação do paciente, perceberam também uma redução nos números de ausências das consultas.

Então, pronto para aplicar a técnica da apresentação antecipada para aumentar consultas?

Assine nossa newsletter e receba mais novidades!

Referências: Vitor Jaci, Saber Viver e Doctor View.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.