Sceletium tortuosum

Zembrin®: ativo botânico que revolucionou o bem-estar

Diversas soluções inovadoras pesquisadas pela indústria farmacêutica têm sua origem na natureza. Conhecidos como ativos naturais, essas substâncias são estudadas pela ciência farmacêutica por muito tempo para descobrir como seu uso pode ser feito de maneira segura e eficaz.

Nesse caso, o Zembrin® é uma dessas substâncias padronizado em ativos botânicos que revolucionou a saúde humana. Zembrin® é composto por 4 princípios ativos extraídos de forma patenteada e padronizada da planta Sceletium tortuosum, originária da África do Sul.

Então, vamos conhecer melhor as propriedades e a segurança de Zembrin®?

Zembrin® é padronizado em 4 alcalóides específicos que atuam de forma sinérgica no sistema nervoso central, que são eles: Mesembrina, Mesembrenol, Mesembranol e Mesembrenona. No processo minucioso de extração destas substâncias, a Mesembrina, responsável pelo primeiro mecanismo de ação de Zembrin® (Inibidor seletivo da recaptação da serotonina- ISRS), passa por um processo de purificação onde são retirados todos os oxalatos de sua composição, tornando-a eficaz e segura para consumo humano. O ativo responsável pelo segundo mecanismo de ação: Inibição seletiva da enzima PDE-4, responsável por promover mais atenção, raciocínio e amenizar o cansaço mental é a Mesembrenona.

Somente Zembrin® possui a patente da padronização única de 4 princípios ativos extraídos da planta Sceletium tortuosum – padronização desde a escolha das sementes até a colheita da planta para um produto autêntico, padronizado com garantia de segurança através de estudos clínicos de segurança, eficácia, toxicidade e tolerabilidade publicados.

Sceletium tortuosum: histórico de pesquisa

É importante frisar que a Sceletium tortuosum possui resultado de muitos anos de pesquisa em botânica, química, seleção e cultivo padronizados. O trabalho inicial em 1995 apontou que existem dois tipos de Sceletium tortuosum: as consideradas “fortes” pelos povos indígenas, potencialmente indutoras de euforia e outras espécies cultivadas em locais adjacentes onde as idênticas plantas de Sceletium eram consideradas “leves” e usadas para o estresse.

No entanto, existem ao todo 22 espécies de Sceletium e apenas 8 espécies foram descritas em literaturas, sendo a considerada mais segura e com baixo teor de alcalóides apenas a espécie Sceletium tortuosum. Por isso, ela é única indicada e segura para uso humano, desde que contenham baixo teor de mesembrina.

Estudos mostram que a mesembrina é um inibidor seletivo da recaptação da serotonina mais potente que a fluoxetina (Phytochemistry, 2019). Estudos mostram que as espécies das plantas potencialmente intoxicantes (narcóticas) tinham alto teor de alcalóide total e a composição era particularmente alta do alcalóide mesembrina. A mesembrina possui oxalatos potencialmente prejudiciais, responsáveis pela ação narcótica, em altas concentrações, ela pode causar euforia, alucinações e tremores.

Das espécies descritas em literaturas científicas, as citadas abaixo são CONTRA-INDICADAS para uso humano, por oferecem altas concentrações de mesembrina e por isso, alto risco de efeito alucinógeno (Journal of Ethnopharmacology, 2008):

• 1 – Sceletium expansum (L.)
• 2 – Sceletium rigidum (L.)
• 3 – Sceletium strictum (L.)
• 4 – Sceletium varians (Haw)

Produção de Zembrin® e benefícios do ativo

Zembrin® é produzido a partir do cultivo de sementes da Sceletium tortuosum com baixo teor de alcalóides e baixa composição de mesembrina livre de oxalatos e o seu uso diário a longo prazo, demonstrou ser seguro, sem risco de doping ou dependência. Dados históricos e estudos in vitro, in vivo, estudos de casos clínicos e dados de ensaios clínicos suportam os benefícios experimentais dos benefícios de Zembrin®.

Entre os efeitos de Zembrin®, encontramos um mecanismo de ação que age no sistema central e promove alívio dos sintomas da ansiedade e depressão por meio do mecanismo duplo de ação da fórmula. O que comprova-se a partir de resultados científicos e que demonstraram sua segurança. Dessa maneira, devido ao seu mecanismo de ação, Zembrin® diminui a tensão e melhora humor, funções cognitivas e melhora demais sintomas frutos da ansiedade.

Além disso, Zembrin® tem grandes vantagens em relação a outros nutracêuticos, incluindo início de ação muito rápido, eficácia experiencial (a maioria dos usuários pode experimentar um efeito dentro de um a dois dias após a ingestão) e excepcional segurança e tolerabilidade.
Dessa forma, sua composição única, fruto de anos de pesquisa farmacológica pode proporcionar ao público um ativo inovador que não traz riscos para a saúde.

Gostou de conhecer esse recorrido sobre o Zembrin®? Compartilhe este artigo em suas redes sociais!