relacionamento com o cliente

Relacionamento com o cliente: saiba porque ele é importante para manter a fidelidade em meio à crise

Aquela velha tese de que “somente sobreviverão aqueles que souberem se adaptar”, nunca foi tão verdadeira. O surgimento do novo coronavírus impôs uma mudança brusca na forma como todos se relacionam e as prioridades ficaram evidentes. Nesse sentido, o mercado viu no relacionamento com o cliente uma importantíssima ferramenta para se aproximar em tempos de distanciamento social.

De fato, não há dúvidas que ainda é cedo para dizer com toda a certeza como serão as coisas daqui pra frente. Mas uma coisa é certa, tempos de crise trazem à superfície as necessidades básicas, como o atendimento remoto. Seguido disso, temos uma valorização maior por aquilo que faz a diferença nas nossas vidas. 

Sendo assim, para o ramo farmacêutico, seu papel ficou mais evidente. Como todo negócio ele precisa encontrar maneiras de ter estabilidade financeira. No entanto, quando o essencial é manter a distância e evitar os deslocamentos, a farmácia deve se reinventar. E investir no que importa: o relacionamento com o cliente.

UMA NOVA ERA PARA O RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

É difícil imaginar que tudo voltará a ser exatamente como antes. Já temos diversos negócios apostando em novas estratégias, entre elas, o investimento no e-commerce. Para a farmácia não deve ser diferente. E ela ainda conta com diferenciais competitivos, é o ramo que trata da saúde das pessoas, item de primeira necessidade. Em especial para os idosos e sua qualidade de vida, clientes que agora também já estão na internet. 

Sendo assim, ela tem o dever de se ajustar às novas regras do jogo: recorrer ao uso de tecnologias para continuar vendendo seus produtos. Outras estratégias podem ser adicionadas a isso, como falaremos mais à frente. No entanto, é preciso ir além e ser sensível com o momento que vivemos. Para isso, o relacionamento com o cliente é a ferramenta que aproxima farmácia e consumidor, e a oportunidade para criar uma relação sólida.

Mas por que zelar pelo relacionamento com o cliente agora é essencial?

MOMENTOS DECISIVOS DEFINEM UMA MARCA

Como você quer sua farmácia seja lembrada? Com a situação da COVID-19, farmácias devem apostar em facilitar a vida do cliente. Aliás, é provável que neste momento o poder de compra esteja baixo e as prioridades sejam outras. Portanto, saiba usar este momento para ganhar pontos, mostre que você se preocupa com seus clientes.

CONSTRUA UM BOM RELACIONAMENTO

No cenário atual, o importante é manter um ótimo relacionamento com os clientes, oferecer soluções que conversem com eles. Para isso, ajude da forma como sua farmácia puder: envie lista de cuidados da prevenção ao novo coronavírus, mantenha a loja sinalizada para distância dos clientes, tenha álcool em gel na entrada e demais outros cuidados de relacionamento, podem fazer toda a diferença.

Mas como sua farmácia pode focar no relacionamento com o cliente? Quais estratégias implementar? Confira abaixo!

O QUE SUA FARMÁCIA PODE FAZER PELO CLIENTE

Apesar de ser uma pergunta ampla, veremos que pequenas atitudes podem ter grande impacto. Reunimos dicas práticas e que você pode adotar já na sua farmácia de manipulação.

INVISTA NA DIVERSIDADE DE CANAIS DE ATENDIMENTO 

Ofereça ao seu cliente facilidades para entrar em contato com a sua farmácia. Por telefone, redes sociais, atendimento via WhatsApp e Chatbot no site oficial, podem ser uma boa variedade. Já que eles devem evitar ao máximo ir até o estabelecimento, um atendimento de qualidade será lembrado no futuro.

OFEREÇA SERVIÇO DELIVERY

Se a sua farmácia não tinha até hoje delivery, imaginamos que essa tenha sido uma das primeiras prioridades depois que crise sanitária chegou. Com todos os cuidados recomendados, a farmácia pode montar um delivery eficiente, mantendo o fornecimento para os clientes. 

IMPLEMENTE A LOJA VIRTUAL

Assim como o delivery, a loja virtual é carro-chefe nas suas operações. Dessa maneira, será o portal como muitos dos seus clientes entrarão em contato, sejam eles antigos ou novos. Portanto, tenha um site responsivo, com uma boa variedade de produtos e ofereça facilidades nas vendas.

DÊ ATENÇÃO AO ATENDIMENTO ONLINE

Já que o contato presencial com a farmácia está cortado, o meio online se transformou na melhor maneira de se manter presente. Sendo assim, disponibilize chats online para tirar dúvidas, responda aos pedidos com rapidez e acompanhe o cliente no pós-venda. Assim, você demonstrará que não se trata apenas de vender, mas de saber se o produto solucionou seu problema.

Como você viu, os tempos de crise forçam uma reviravolta de atitude e um encontro mais sincero e próximo com o cliente. Afinal, pavimentar esse relacionamento com o cliente, no futuro pode trazer vantagens. Assim como é uma maneira posicionar sua farmácia como parceira do seu cliente.

As farmácias também podem juntar forças com empresas e fazer parcerias. Leia aqui como funcionam.

Referências: Agendor e Bleez

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