redutores de apetite

Entenda quais problemas estão associados ao uso de redutores de apetite

A chegada do verão e outros eventos sazonais fazem com que mais pessoas queiram resolver questões ligadas ao corpo, uma delas é o gerenciamento de peso. Em busca de uma solução prática que ajude a alcançar o resultado desejado com rapidez e facilidade, algumas pessoas investem no consumo de redutores de apetite.

No entanto, há muita discussão associada a esse assunto. A fim de esclarecer qualquer dúvida relacionada a essa escolha, é interessante conhecer a fundo as principais características desses medicamentos.

Nos tópicos abaixo, você entenderá o que são os inibidores de apetite e quais efeitos adversos eles causam. Continue conosco até o fim e tenha uma ótima leitura!

O que são redutores de apetite

Também conhecidos como supressores ou inibidores, os redutores de apetite são medicamentos que ajudam pessoas que lidam com problemas relacionados ao peso, a reduzirem a vontade comer. Dessa forma, possibilitando um emagrecimento mais rápido. A anfetamina, substância com a qual muitos dos redutores é composto, envia sinais de saciedade ao cérebro, suprimindo a vontade de comer.

Os principais perigos associados aos inibidores de apetite

Apesar da vantagem da saciedade no organismo, os redutores de apetite apresentam muitos perigos associados ao seu consumo. Conheça as características de cada um deles nos subtópicos abaixo:

Efeito sanfona

Causado pelo ganho de peso obtido logo após o término de um plano alimentar. Portanto, quem pretende fazer uso de redutores de apetite, deve saber que não basta apenas seu consumo diário. É necessário que o indivíduo siga uma dieta balanceada e comece uma rotina de exercícios, mesmo que seja em casa, para conquistar o objetivo desejado. A diminuição de gordura no corpo requer uma série de esforços que devem ser feitos com total comprometimento.

Sobretudo, é importante saber que os redutores de apetite podem até funcionar pelo período em que são consumidos (pela inibição da fome), promovendo o emagrecimento. Mas tão logo seu consumo seja cessado, os maus hábitos alimentares retornam, o que pode fazer com que o individuo engorde, até mesmo, além do peso que tinha antes.

Sobretudo, é interessante lembrar de que não vale a pena optar pelas dietas da moda, pois elas são bastante radicais e causam vários prejuízos. Quanto ao fato de se exercitar diariamente, conheça os seus próprios limites e opte por práticas adequadas ao seu estilo, em busca do bem-estar.

Não trata o problema em definitivo

A saber, o uso de redutores de apetite ajuda a reduzir apenas a fome fisiológica. Logo, ele não combate a compulsão alimentar causada pelo estresse, ansiedade e outras questões emocionais que estimulam a vontade de comer.

Portanto, é muito importante cuidar da alimentação e, sempre que ocorrerem esses episódios, optar por comidas que promovem a saciedade no organismo. Escolha  alimentos ricos em fibras e, também, as variadas opções de verduras, legumes, grãos, frutas e sementes.

Carência nutricional

Pelo efeito de inibição da fome, quem consome redutores de apetite acaba por não ingerir as quantidades diárias necessárias de vitaminas, proteínas, carboidratos e minerais. Isso pode provocar fraqueza, dores de cabeça, e muitas outras doenças ligadas às avitaminoses. Como por exemplo, até mesmo a anemia.

Alteram hormônios

Outro efeito da anfetamina é que ela eleva os níveis de neurotransmissores. Ao mesmo tempo que reduz a vontade de comer, ela deixa o indivíduo em estado de alerta, o que prejudica totalmente o seu sono e traz outros efeitos nocivos.

A alteração hormonal também provoca mudanças comportamentais, dependência química, transtornos e até pode piorar os casos de pacientes com depressão. Portanto, é muito importante seguir a orientação médica e fazer uma mudança de hábitos que melhore todos os aspectos da sua saúde.

Durante a leitura deste artigo, você conheceu o que são os redutores de apetite e como o consumo deles pode ser perigoso. Portanto, procure sempre por alternativas mais seguras para o gerenciamento do peso.

Compartilhe este artigo nas suas redes sociais, para que mais pessoas conheçam os riscos do consumo dos inibidores de apetite.