gestão de tempo para médicos

Passos simples para otimizar a gestão do tempo médico

É difícil encontrar alguém satisfeito com o tempo disponível para a realização de todas as atividades do dia. A cada dia que passa, novas informações e tarefas se agregam ao cotidiano e aceleram o ritmo da rotina. Por isso, a comum sensação de que o dia está cada vez mais curto. Nesse contexto, a área da saúde é uma das que mais sofrem com a rotina apertada. A gestão de tempo para médicos se tornou indispensável.

Muitas vezes o médico empreendedor precisa pensar em diversos contextos sozinho. Fazer a gestão do consultório, aumentar o faturamento, atualizar-se sobre medicamentos e tratamentos, estar presente em congressos e ainda ter uma boa agenda de atendimentos. É um desafio e tanto! Ademais, é preciso se planejar e implementar novas estratégias em um cenário de crise.

O que acontece, invariavelmente, é que a saúde de quem cuida da saúde acaba sendo deixada de lado. E isso impacta na vida como um todo, familiar, afetiva e nas amizades. Preparamos, então, algumas dicas para ajudar a manter um fluxo de trabalho saudável sem abrir mão da qualidade de vida. Acompanhe!

Autogestão em primeiro lugar

Antes das dicas, porém, há uma reflexão a ser feita: dificilmente será possível gerenciar o que não se conhece.

Por isso, organize os detalhes de sua rotina em uma planilha. Calcule quanto tempo leva para se preparar para o trabalho, quanto tempo gasta no trânsito, o deslocamento de ida e retorno até um restaurante para o almoço. Além disso, relacione quais são seus compromissos fixos, como aulas, cursos, palestras e até mesmo atividades físicas.

Ter um intervalo entre atendimentos, por exemplo, pode possibilitar uma ligação para alguém da família ou mesmo realizar alguma distração. Dessa maneira é possível manter a produtividade e aliviar o estresse.

Dicas para a gestão do tempo

Aprender a dizer “não”

Muitas vezes, mesmo depois de um dia cheio de atendimentos, os médicos acabam realizando encaixes ou fazendo horas extras. Pode ser uma atitude nobre não deixar um paciente esperando atendimento. Mas, será que um compromisso agendado com antecedência não deveria ser a prioridade?

Não estamos falando aqui de emergência médica e sim de um atendimento. Seja realista e prático no que se refere às horas dedicadas para atendimento clínico. Cada vez que um médico diz “não” para um atendimento extra, ele alivia a sobrecarga da rotina e ganha tempo para investir na própria vida.

Planejamento é palavra de ordem

Iniciar o dia com uma previsão de tudo que irá acontecer também alivia o estresse. Existem softwares especializados no atendimento médico, que agrupam tanto rotinas de atendimento quanto administrativas. Dessa forma, é possível analisar o que será priorizado, tornando o dia mais produtivo e eficiente. Voltando ao tema anterior, o “não” é importantíssimo para seguir o planejamento à risca e conquistar a gestão do tempo de forma saudável.

Use a tecnologia a seu favor

Já que no tópico anterior falamos sobre os softwares de gestão de tempo para médicos, vamos nos aprofundar nesse tema. Assim como a tecnologia e ciência têm avançado para proporcionar tratamentos mais eficientes para os pacientes, o médico gestor também ganhou visibilidade. Tão importante quanto a qualidade de vida dos pacientes, os médicos também precisam de ferramentas que facilitem sua rotina.

Sendo assim, aplicativos tanto para a gestão da clínica quanto para os profissionais da saúde estão disponíveis no mercado. O investimento nesse área tem demonstrado que agiliza, simplifica e organiza dados que antes podiam ser perdidos ou rasurados. Ou seja, mais segurança e confiabilidade para os dados do médico e para seus pacientes. Veja algumas dessas possibilidades abaixo:

Invista na agenda médica online

Marcar uma consulta médica mudou nos últimos anos. É claro que os modos convencionais continuam, como o telefone, mas agora são variadas as formas que o paciente pode chegar até o médico. Sites próprios ou em plataformas terceirizadas, aplicativos e atendimento via WhatsApp, são novidade que ampliam as chances de atrair o paciente. Assim como facilitam esse processo.

Além disso, o médico pode ter a agenda disponível para acesso quando precisar e, assim, averiguar quais são as primeiras consultas no próximo dia. Se for o caso, também pode disponibilizar sua agenda para os pacientes conferirem quais dias o profissional tem livre. Assim, a gestão de tempo para médicos é otimizada!

Tenha prontuários na nuvem

Ao invés de manter anotações em fichas de papel, as informações recebidas dos pacientes podem ser armazenadas em prontuários online. Assim, sempre que iniciar um atendimento, as informações do paciente e seu histórico estarão disponíveis em qualquer lugar com acesso à internet.

Dessa forma, a gestão de tempo para médicos fica otimizada, pois o acesso aos dados do pacientes podem ser feitas em qualquer lugar. Caso seja necessário, o profissional até pode investigar sobre as particularidades de um caso médico, em casa, e fazer uma pequisa médica mais eficiente.

Além disso, os softwares de prontuários na nuvem asseguram a privacidade dos dados de pacientes e médicos. O que torna essas informações confiáveis e seguras.

Faça uma gestão administrativa da clínica

Da mesma forma que existem programas de gestão para negócios, também é possível ter um direcionado para a área da saúde. Essas plataformas podem variar no formato, mas em geral, elas buscam reunir todos os dados necessários para o gerenciamento do negócio. Atendimentos feitos, estoque de recursos, fluxo de caixa, serviços terceirizados e demais itens importantes para a clínica podem estar reunidos em um só lugar. Assim, o médico empreendedor pode tomar melhores decisões e fazer uma gestão de tempo eficaz.

Adapta-se à telemedicina

Desde 2002, a telemedicina permite ao médico fazer a leitura de laudos e entrar em contato com outros médicos. Foi a Resolução CFM nº 1.643/2002 que determinou, naquela época, as diretrizes do atendimento remoto. Algumas mudanças foram feitas com o surgimento da Covid-19, que podem ser acessadas por meio da Portaria no 467. Serviços foram ampliados de modo excepcional e novos processos foram adicionados no atendimento médico à distância.

Saber como funciona a telemedicina é fundamental para o médico atual. Essa é modalidade que visa otimizar o atendimento médico e oferece mais praticidade para a relação médico-paciente. Para isso, o uso de tecnologias de comunicação remota são essenciais, viabilizando a maneira como é feita esse tipo de consulta.

Delegue funções

A equipe de recepção é capaz de realizar diversas tarefas que ajudarão na gestão do tempo da clínica como um todo. A rotina de confirmações de agendamento, substituição de pacientes quando necessário, esclarecimento de dúvidas simples sobre as informações constantes no receituário, são alguns exemplos. Dessa forma, não há espaço para ociosidade da equipe e nem sobrecarga para os médicos.

Inclusive, o uso da tecnologia tem ajudado muito. Softwares para gestão da clínica costumam oferecer diversas funções que, automatizadas, podem ser realizadas por qualquer pessoa da equipe.

Comunique-se com clareza

Essa dica vale tanto na relação com os pacientes quanto com a equipe: comunique-se de forma clara e objetiva. Cada paciente que sai de uma consulta com dúvidas, vai gerar ligações, e-mails e mensagens que poderiam ter sido evitadas. O mesmo para a equipe, cada tarefa realizada que precisa ser refeita, impacta diretamente na gestão do tempo e no planejamento do dia. Portanto, crie o hábito de confirmar se as informações que foram transmitidas foram compreendidas.

Inegavelmente, essas dicas podem levar alguns médicos a repensarem toda a forma de trabalhar. E isso é ótimo! Realizar mudanças que impactarão positivamente na qualidade de vida e, portanto, no equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, é uma excelente escolha.

Use e abuse das tecnologias, pesquise mais sobre softwares de gestão médica e seja um mestre na gestão do tempo. Complementarmente, leia nosso artigo sobre como usar a tecnologia a favor do seu consultório.

Se você gostou deste artigo, inscreva-se agora mesmo em nossa newsletter para receber novidades semanalmente!

Referências: Escritorial Contábil, Sucesso Médico e Portal Pebmed

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.