Entenda o que é a artrite e como ela afeta as pessoas

o que é artrite

A partir dos 30 anos de idade, a artrite reumatoide (AR) pode apresentar os primeiros sinais. Essa doença comum, pode se agravar com o avançar da idade, se caracterizando por manifestações dolorosas nas articulações. Portanto, é importante para o farmacêutico conhecer o que é a artrite. 

Vale saber, que as mulheres têm duas vezes mais chances de desenvolverem artrite. Sobretudo, apesar das suas causas serem desconhecidas, alguns fatores podem influenciar seu aparecimento. Continue a leitura, saiba o que é a artrite, conheça seus sintomas e entenda como a farmácia pode ajudar o cliente que tem problemas nas articulações. 

O QUE É A ARTRITE?

Entre os 30 e 50 anos, as articulações, também chamadas de juntas, podem apresentar manifestações dolorosas. Trata-se de uma inflamação que atinge principalmente as mãos, os joelhos e os pés. Como resultado, há inchaço, dor, dificuldade para se locomover e, com o tempo, a destruição das articulações.

Além disso, é considerada uma doença autoimune e pode também atingir pessoas mais jovens. A forma juvenil tem início antes dos 16 anos, mas não acomete muitas articulações e não apresenta muitas alterações no sangue. Principalmente,entre os sintomas mais comuns temos:

  • Artrite de três ou mais áreas, com sinais de inflamação;
  • Articulação das mãos ou punhos com artrite (pelo menos 1 área com edema);
  • Artrite simétrica (a simetria não precisa ser perfeita);
  • Nódulos reumatoides;
  • Fator reumatoide sérico positivo;
  • Alterações radiográficas (erosões ou descalcificações articulares).

Ademais, exames de sangue também podem ser feitos para indicar o fator reumatoide. Informar o cliente durante a atenção farmacêutica sobre esses sintomas, e formas de diagnóstico, é a melhor forma de orientá-lo para obter o tratamento médico adequado.

PRODUTOS FARMACÊUTICOS PARA A ARTRITE

Com intuito de oferecer manipulados de qualidades destinados para o tratamento da artrite reumatoide, a farmácia pode contar essas linhas exclusivas. Conheça como atua cada uma delas e ajude a amenizar os sintomas dos seus clientes:

Ovomet®

Ovomet® é um nutracêutico extraído da membrana de ovo, substância composta por diversos nutrientes importantes para a matriz extracelular das articulações, assegurando 3 benefícios em único produto: analgésico, anti-inflamatório e regenerador. Dessa maneira, ele desempenha um papel crucial na saúde das articulações, na mobilidade e flexibilidade e diminuição da dor e desconforto.
Além disso, possui comprovação científicas de resultados em pessoas acometidas por desgaste articular e artrite, incluindo praticantes de atividades físicas, como os crossFiters, corredores e pessoas idosas, que afirmam os seus benefícios a partir de 10 dias de uso contínuo.

OptiMSM®

Composto orgânico de enxofre mais puro do mundo, o OptiMSM® oferece suporte às articulações, cartilagens e tecidos conjuntivos. Isso porque o enxofre é necessário para a síntese de colágeno, proteína essencial para a constituição muscular e outras substâncias que fazem parte dos blocos de construção da articulação. Além disso, este ativo combate a dor e fadiga provenientes das inflamações, ajudando na recuperação em curto prazo. Essas características tornam o OptiMSM® um grande aliado das articulações.

BODYBALANCE™

Pessoas acometidas pela artrite apresentam uma perda de massa muscular muito maior em relação às pessoas em processo natural de envelhecimento. BODYBALANCE™ é composto por Peptídeos Bioativos de Colágeno® específicos, que contribuem para a redução da gordura corporal, aumento da massa magra, combate a sarcopenia e proporciona mais força e resistência muscular. Sendo assim, retarda a perda de massa muscular relacionada ao avanço da idade, artrite reumatoide e uso de certos medicamentos.

Healthberry®

Com o envelhecimento, é natural que o organismo apresente debilidades. Em síntese, essa degradação está ligada a ação de radicais livres, que danificam as células.Substâncias como as antocianinas, com ação antioxidante, impedem que esse processo ocorra no ritmo natural.
OX-Berry® baseia-se nessas propriedades benéficas das antocianinas. Além de promover o envelhecimento saudável, possui ação anti-inflamatória, indicado para quem sofre com a artrite. Assim, há uma melhora na composição corporal, mais força, resistência e preservação da massa muscular.

Com os dados e informações acima, fica mais fácil orientar o cliente da farmácia com a saúde articular debilitada, oferecendo o melhor atendimento e direcionando-o aos melhores tratamentos.

Para um atendimento ainda melhor e direcionado, clique aqui para saber mais sobre venda consultiva na farmácia de manipulação.

Referências: Drauzio Varella, Manual MSD e Reumatologia

Comentários no Facebook

topo