Nicho de mercado: 5 oportunidades para a farmácia magistral

Vender de tudo para todos, parece uma boa ideia, não? Podemos dizer que não. Apesar do conceito ser adotado em muitas farmácias, cresce a busca por atender um nicho de mercado. O que isso significa? É a oportunidade de atender a um público específico dentro do segmento geral de clientes.

Para os empreendedores de farmácias magistrais essa é uma ótima estratégia. Pois o nicho de mercado abrange um determinado grupo de clientes que têm demandas específicas. Dessa maneira, é a chance da farmácia de explorar produtos, serviços e conteúdos e reverter essa exclusividade em lucro.

Embora a tarefa de encontrar um nicho específico pareça difícil, você verá como sua farmácia pode adotar a prática sem complicações. Assim como as possibilidades de nicho de mercado mais comuns no ramo magistral. Continue a leitura!

COMO ENCONTRAR UM NICHO DE MERCADO

É conhecendo sua farmácia e quem a frequenta, que se encontra um nicho de mercado para seu negócio atuar. Sendo assim, faça algumas perguntas como: tenho mais clientes homens ou mulheres? Qual a idade média? Estou localizado em uma região da cidade que é conhecida por algo? Com essas respostas e outras que surgirem, será possível fazer um afunilamento de público.

Em seguida, será possível enxergar entre seus clientes quais se incluem em um determinado nicho de mercado. E assim, fazer um planejamento de ações voltadas para esse nicho. Entre as ações obrigatórias, implementar um marketing diferenciado. Com o tempo, a ideia é sua farmácia se tornar referência para esse público e ganhar reconhecimento. E quais são os nichos possíveis da farmácia de investir? Veremos a seguir!

COSMÉTICO

Nos últimos anos, devido a ascensão da classe C, mais clientes buscam cosméticos manipulados. E o mercado continua em expansão. Principalmente devido ao modo de fabricação que permite que haja uma concentração de ativos em áreas do corpo que tem essa necessidade. Sem contar a possibilidade de acrescentar outras funções para esses manipulados.

Assim, essas especificidades dos manipulados voltados para a beleza e cuidado têm criado um nicho de mercado altamente lucrativo. Estudar as tendências e como se comporta esse público ajudam a farmácia a se destacar e desenvolver produtos inovadores.

VEGANO

Em quatro anos, o volume de buscas pelo termo “vegano” cresceu 1000% no Brasil. Foi o que descobriu a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) por meio da ferramenta Google Trends, no ano passado. Ou seja, um nicho de mercado com muito potencial em diversas áreas para as farmácias, em especial, beleza e saúde.

Desde alimentos funcionais até desodorante, a farmácia de manipulação pode oferecer produtos diferenciados para esse público. Nesse caso, o ideal é investir em uma boa variedade já que esse público muitas vezes tem dificuldade em encontrar soluções veganas e sua farmácia pode se aproveitar desse lacuna.

ONCOLÓGICO

Infelizmente, o número de casos de câncer tem aumentado no país e assim, a necessidade de medicamentos manipulados oncológicos. Entretanto, não é qualquer farmácia de manipulação que exerce a função. Além de atender exigências técnicas e sanitárias, assim como de infraestrutura, essa especialização faz com sejam chamadas de Farmácias Oncológicas.

O gestor que pretende se voltar para esse nicho pode ainda contar com uma farmacêutico especializado em oncologia. Isso garante à farmácia oncológica estar atenta nas novidades de quimioterápicos e atuar de maneira correta na manipulação desses produtos.

ODONTOLÓGICO

A farmácia magistral também pode atuar no nicho de mercado dos odontólogos, tanto no campo da prevenção quanto tratamento. Entre os principais produtos estão géis, soluções, sabonetes, espumas, pastas e cápsulas.

Mas não duvide do potencial desse nicho, só no Brasil estão 11% dos dentistas de todo o mundo. E a graduação de Odontologia já é uma das mais cursadas. Portanto, faça uma pesquisa de como sua farmácia pode atuar nesse nicho para analisar a possibilidade.

VETERINÁRIO

Quem deseja apostar no nicho veterinário tem primeiro que conhecer as obrigações do setor. Já que foi recentemente, em 2005, quando as farmácias magistrais veterinárias foram regulamentadas. A demanda por produtos manipulados para animais tem justificativa: o Brasil é o terceiro maior mercado na área em faturamento.

Entretanto, esse nicho de mercado ainda é pouco explorado. Dessa maneira, surge como uma grande oportunidade para os farmacêuticos que souberem se especializar no mercado.

Ficou interessado no nicho veterinário? Saiba mais sobre as exigências e vantagens de se tornar uma farmácia de manipulação veterinária neste artigo!

 

Referências: Estadão, IpedUniviçosa.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.