A revolução no mercado de manipulação vegano

Há poucos anos, era inexpressiva a parcela de pessoas veganas. Assim como, era desconhecido o número exato desse grupo. No máximo, as farmácias de manipulação tinham um ou outro cliente vegetariano. Entretanto, o mercado de manipulação vegano teve um boom” e a estimativa é que a cada semana, 2 mil pessoas sejam inseridas nesse mercado no Brasil.

Esse é um dado da Sociedade Brasileira de Vegetarianismo, no qual o ano de 2018 foi marcado como o mais importante para o setor. Já o IBOPE Inteligência, aponta que são 30 milhões de brasileiros que aderiram ao estilo de vida. E a expectativa, não só no Brasil, mas no mundo, é que essa parcela continue crescendo. Uma das justificativas, é a maior consciência com a saúde por meio da alimentação.

Dessa maneira, este é um momento interessante para as farmácias de manipulação. Afinal, os veganos representam um público que busca produtos específicos: sem origem animal e que não tenham sido testados em animais. Essa singularidade já desperta diversas possibilidades, como o formato do produto farmacêutico e a matéria-prima. 

AS DIFICULDADES DAS FARMÁCIAS

Apesar de os números serem positivos, ainda não são muitas as farmácias magistrais que se capacitaram para o mercado de manipulação vegano. Sendo assim, os clientes veganos que desejam obter tratamentos médicos ou usar produtos farmacêuticos, encontram obstáculos nesse processo.

Em muitas cidades brasileiras, nem existem essas farmácias, o que faz com que os veganos não tenham opção de compra. Assim, não obtém nenhum produto ou compram o tradicional em momentos de necessidade. Afinal, é importante entender que o veganismo é uma filosofia de vida e assim, o consumo de produtos veganos é sempre a prioridade desse público.

MERCADO DE MANIPULAÇÃO VEGANO: VANTAGENS

Diante esse cenário, as oportunidades de negócio para a venda de produtos veganos são diversas. Continue a leitura para entender como a sua farmácia pode se beneficiar!

PRODUTOS ESPECÍFICOS

Além da possibilidade de trabalhar com insumos sem origem nem teste animal, também é possível personalizar um produto farmacêutico que atenda às necessidades do cliente. Sendo assim, desenvolver versões isentas de alergênicos alimentares ou formas farmacêuticas variadas. Esses são outros diferenciais que a farmácia de manipulação pode oferecer para o cliente vegano e sair na frente da concorrência. 

NICHO DE MERCADO

Ter diferentes públicos consumidores na farmácia é sempre uma boa forma de a lucratividade. Dessa maneira, é possível criar campanhas publicitárias específicas para esse público, adicionar datas ao calendário sazonal do seu interesse, diversificar os produtos na farmácia e assim, aumentar o lucro da farmácia. Por isso, apostar em um novo nicho de mercado é interessante para os negócios.

PÚBLICO FIDELIZADO

Já que existem dificuldades para encontrar produtos veganos, é a chance de atrair e fidelizar esses clientes! No entanto, não basta ter os produtos, é preciso também oferecer vantagens de compra e se manter atualizado às novidades do mercado de manipulação vegano. Assim, será mais fácil fidelizar esse público.

LINHA DE PRODUTOS EXCLUSIVOS

A variedade de manipulados sem origem ou teste animal que podem ser produzidos é enorme. Sendo assim, é uma oportunidade para a farmácia criar uma linha de produtos veganos exclusiva. Variar de suplementos alimentares, medicamentos, produtos naturais até os cosméticos! 

Lembramos que é necessários estudar o perfil dos clientes veganos e traçar uma estratégia de marketing e vendas na farmácia, para obter os resultados esperados! 

Gostou de conhecer mais sobre as possibilidades do mercado de manipulação vegano? Compartilhe em suas redes sociais! 

Observação: Estas informações são direcionadas exclusivamente para farmácias de manipulação. Consumidores finais não devem se guiar por elas.

Referências: Vegana Gente, Vegan Business e El País

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.