6 dicas para melhorar o relacionamento com o paciente

A falta de atendimento humanizado em clínicas e consultórios é um problema que afeta diretamente a qualidade do relacionamento com o paciente. Um atendimento clínico bem realizado, pode fazer toda a diferença para os pacientes e, com certeza, para o seu estabelecimento. A maneira como seu paciente é atendido, ajuda a formar a imagem que ele tem sobre você e a sua equipe, ou seja, a reputação da sua clínica também está sob constante avaliação. 

Além de entender a necessidade dos pacientes, suas expectativas e anseios, há outros cuidados e requisitos para que se realize efetivamente um atendimento humanizado. Anote dicas para melhorar o seu relacionamento com o paciente: 

1. Prepare a sua equipe para a marcação de consultas 

A marcação de exames e consultas é o primeiro contato do paciente com a sua clínica. Para oferecer um atendimento objetivo e de qualidade, a sua equipe precisa estar preparada. É importante que esse atendimento preze pela empatia, seja ágil e cortês.   

2. Organize a sua agenda e evite atrasos

Para oferecer um atendimento mais dedicado ao paciente e com tempo para analisar suas particularidades, otimizar a sua agenda vai ajudar muito. Marque as consultas com intervalo suficiente para prestar um atendimento mais satisfatório para ambas as partes. Considere também deixar espaços entre uma consulta e outra, para o caso de possíveis atrasos. Para te ajudar, utilize softwares de gestão para agendar as consultas

3. Paciência e Cordialidade: diretrizes de comportamento

Vá até o paciente na sala de espera e cumprimente-o cordialmente, isso é bastante positivo para os pacientes. Caso você prefira recebê-los direto em seu consultório, jamais deixe de olhá-los nos olhos ao cumprimentá-los. Além disso, tenha paciência ao escutá-los. 

É bastante comum que eles não consigam detalhar, ao certo, o que estão sentindo, mas você pode (e deve) ajudá-los. Para isso, converse sem pressioná-los e jamais os trate com rispidez. Lembre-se de que a cordialidade é uma referência positiva para a sua clínica. 

4. Atenda com qualidade e humanização 

Um excelente atendimento é aquele em que o profissional de saúde trata os pacientes como únicos, fazendo com se sintam especiais. Escute-os primeiro com muita atenção para depois se manifestar e mostre que você se importa com eles. Pequenos gestos também contribuem para que essa relação seja positiva. 

Outro diferencial para a sua clínica é considerar enviar um cartão de aniversário, de Natal ou outros para melhorar o seu relacionamento com o paciente. 

5. Seja objetivo e explique com clareza

Se você precisar dar um diagnóstico, seja claro e objetivo. Os pacientes apreciam muito poder compreender o tipo de situação e as opções de tratamento. 

6. Seja respeitoso

Essa dica é válida tanto para os médicos como para toda a sua equipe, como atendentes e enfermeiros. E isso é válido tanto para o relacionamento com os pacientes como entre a equipe. Saiba que um ambiente harmonioso contribui muito para atrair pacientes. 

Ao se atentar a essas dicas para melhorar o seu relacionamento com o paciente, você construirá uma imagem positiva para a sua clínica. Gostou? Conhece mais alguma dica? Deixe o seu comentário! 

Referências: ShospClínica nas Nuvens e Miotec

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.