longevidade

Longevidade: como o consumo na terceira idade impacta as farmácias magistrais?

A longevidade é um tema que tem ganhado muito espaço no Brasil e no mundo. Hoje, nossa população envelhece com mais saúde e vitalidade. Entretanto, não é raro encontrar quem afirma ter testemunhado pessoas de 50 ou 60 anos extremamente debilitadas no passado. Contudo, vemos que muitos nessa faixa de idade ainda estão em plena capacidade produtiva, ou seja, trabalhando a todo vapor.

Assim, surge uma grande oportunidade para a farmácia magistral. Afinal, essas pessoas tendem a consumir mais medicamentos e nutracêuticos para se manterem com toda essa atividade. Discorreremos sobre isso neste artigo. Acompanhe!

Os números do consumo na terceira idade

Não há como tratar do assunto longevidade e o impacto dela no universo farmacêutico, sem trazer os números desse mercado. Um levantamento completo publicado pelo Estadão mostrou um pouco do tamanho dele. Basicamente, é um público de cerca de 34 milhões de pessoas.

Além disso, o levantamento mostra alguns dados que impressionam. Por exemplo, cerca de 17% das vendas de produtos cosméticos foi feita para mulheres acima de 70 anos. Além disso, muitas pessoas que atingiram a terceira idade e já se aposentaram retornam à vida profissional fazendo cursos e outros tipos de formação, como foi mostrado na pesquisa.

A tendência para os próximos anos é muito promissora. Afinal, essas pessoas necessitarão de produtos farmacêuticos para se manterem em plena atividade. Além disso, vale a pena mencionar que a chamada “economia prateada” já é a terceira maior atividade do mundo, movimentando cerca de R$1,6 trilhões todos os anos no Brasil, conforme dados pulicados no portal E-commerce Brasil.

As oportunidades para a farmácia magistral

Agora, apresentaremos as principais oportunidades que surgirão para as farmácias magistrais e que estão diretamente relacionadas à longevidade.

Saúde das articulações

As articulações sofrem muito com os impactos causados ao longo da vida. Portanto, oferecer produtos que favoreçam a saúde dessas áreas tão importantes do corpo pode ser uma grande oportunidade para a farmácia magistral.

Nuflex-3

Os problemas articulares estão presentes na vida de várias pessoas. Afinal, engana-se quem acredita que só os idosos sofrem com dores nas articulações. Os atletas de CrossFit também estão sujeitos a sofrer tal situação. Seja como for, é importante contar com um produto que melhore consideravelmente a saúde das articulações e tendões.

Neste caso, Nuflex-3 é uma das melhores alternativas da atualidade por ser ecologicamente correta. Estamos falando de um nutracêutico extraído da membrana do ovo, que fortalece o tecido conjuntivo e reduz a inflamação e a rigidez articular. Além disso, estudos comprovam que em 60 dias de tratamento o paciente já comprova a eficácia do produto.

Combate à inflamação crônica

A inflamação crônica ou subclínica é responsável por uma série de doenças que acometem muitas pessoas da terceira idade, como diabetes, obesidade, hipertensão e aterosclerose.

Infelizmente, até mesmo os mais jovens começam a sofrer com problemas que eram restritos às pessoas com mais de 60 anos, devido a essa grave e silenciosa inflamação que acompanha a vida de milhares de pessoas. O sobrepeso, a má alimentação, o estresse e o sedentarismo são catalisadores de processo.

Portanto, oferecer produtos que combatem a inflamação crônica também pode ser uma excelente oportunidade para a farmácia magistral atender a diferentes públicos.

VazGuard™

Outra opção de nutracêutico é o VazGuard™, que traz benefícios do extrato da bergamota e colabora com a redução do risco cardiovascular. Além de promover o aumento do HDL e o controle da glicemia, o ativo reduz o LDL e oferece poder antioxidante e anti-inflamatório.

Por meio de uma dosagem de 500mg, 2 vezes ao dia, o consumidor da sua farmácia poderá adquirir um produto 100% natural e vegano. Além disso, ele traz a Tecnologia Phytosome®, que aumenta em até 7 vezes a eficácia dos ativos, de forma rápida e eficaz dos ingredientes no organismo.

+Berry®

+Berry® é composto pelas antocianinas bioativas do mirtilo silvestre da Escandinávia e a groselha negra da Nova Zelândia. Esses ativos são capazes de auxiliar na redução da permeabilidade vascular, melhorando a circulação sanguínea.

O mecanismo de ação das antocianinas presentes em OX-Berry® interfere no processo inflamatório, inibindo a proteína NF-Kβ e a proteína C-reativa. Indo além, diminui a concentração plasmática das citocinas pró-inflamatórias, entre outros mediadores que contribuem para o processo deteriorador do organismo.

Cuidados com a pele

Segundo dados publicados pela Brazil Beauty News, o consumo de produtos farmacêuticos para cuidados com a pele cresceu cerca de 13% durante o ano de 2020. Isso tudo em plena pandemia do novo coronavírus. Nesse cenário, o levantamento mostrou que o consumo entre pessoas com mais de 60 anos cresceu 3 vezes mais rápido que nos últimos 10 anos.

Portanto, esse é um segmento que a farmácia magistral deve ficar por dentro, oferecendo produtos capazes de potencializar o cuidado com a pele e o efeito antienvelhecimento dessa parte do corpo.

VERISOL®

Quando se trata de cuidados com a pele e longevidade, VERISOL® é campeão. Afinal, ele ajuda na recuperação da elasticidade natural da pele e previne o aparecimento de rugas e linhas de expressão. O produto dispõe de uma combinação única de Peptídeos Bioativos de Colágeno®.

Além disso, é produto patenteado, com eficácia comprovada e que já demonstra os primeiros resultados a partir de 4 a 8 semanas de uso oral. Por falar nisso, é possível adequá-lo às diversas formas farmacêuticas em busca de contemplar as necessidades do paciente no tratamento médico. 

Hymagic™-4D

Com a combinação de 4 ácidos hialurônicos com pesos moleculares diferentes, o Hymagic™-4D é outra solução para melhorar a hidratação da pele. O cosmecêutico traz o diferencial de promover uma hidratação de dentro para fora. Assim, agindo em todas as camadas da pele, traz um resultado significativo sem ser invasivo com o paciente que faz o uso dele.

Entre os benefícios que o Hymagic™-4D traz, podemos destacar a suavização de rugas e linhas de expressão finas, ação antipoluição e contra raios ultravioleta, além de reparação do estrato córneo danificado. Consequentemente, o indivíduo terá uma pele bem mais radiante e com vivacidade.

Qualidade de vida e longevidade

Por fim, é importante atentar para produtos que proporcionam qualidade de vida e longevidade como um todo, tais como suplementos que melhoram a qualidade do sono, proporcionam força física, alívio de tensão, entre outros aspectos da saúde dos idosos.

Zembrin®

A pandemia de COVID-19 causou muitas incertezas e aumentou o número de quadros de ansiedade nos brasileiros. Diante disso, a venda de ansiolíticos cresceu de modo considerável e causou uma grande preocupação nos profissionais da saúde. No entanto, por meio de boas práticas, é possível reverter tal situação.

Além da valorização da saúde mental, a busca por soluções teve uma maior adesão. Muitas pessoas começaram a valorizar hábitos saudáveis, uma vez que eles permitem uma maior chance de atingir a longevidade. Diante disso, um ativo que ganhou muito destaque, por ser aliado desse objetivo, foi o Zembrin®.

Esse nutracêutico é um produto 100% natural que age de maneira sinérgica no sistema nervoso central. Normalmente, com uma dosagem de 8mg a 50mg, 1 vez ao dia. Ademais, é uma das principais escolhas dos prescritores no tratamento para Burnout e estresse.

Assim, podemos concluir que a busca pela longevidade com saúde e disposição é uma realidade no Brasil. Nesse sentido, é papel do farmacêutico oferecer produtos que proporcionem benefícios para o corpo e a mente dos clientes. Além de contribuir com a qualidade de vida das pessoas, a sua farmácia pode ter uma grande oportunidade de crescimento.

Para saber como oferecer os produtos exclusivos da Ibero Magistral em sua farmácia, entre em contato com um de nossos consultores e peça informações pelo ativo de sua preferência.