Glucosamina vegetal: suplemento favorece a saúde das articulações

A glucosamina vegetal, ou Glucosamina HCl, é um suplemento que auxilia a regeneração da cartilagem e é recomendado para pessoas em tratamento de osteoartrite e artrose, além de melhorar a hidratação, a tonificação e a elasticidade da pele.

Sem componentes de origem animal, a glucosamina vegetal pode ser utilizada tranquilamente por pessoas veganas ou vegetarianas, além de ser recomendada como opção para quem é alérgico a crustáceos e não pode ingerir o sulfato de glucosamina.

Neste artigo explicaremos o que é a glucosamina vegetal, sua função para manter a saúde das articulações e por que vale a pena ter esse suplemento em uma farmácia de manipulação. Acompanhe!

O que é a Glucosamina HCl?

A glucosamina vegetal é um produto derivado da mandioca e 100% vegetal. Ela é produzida a partir de um processo especial de fermentação que isola o cloridrato de glucosamina da fonte vegetal, e tem uso humano e veterinário.

A glucosamina é uma molécula de glicose produzida naturalmente pelo corpo, que fornece a matéria-prima de substâncias que formam muitos tecidos, em especial a cartilagem, os ligamentos, os tendões e o colágeno.

À medida que as pessoas envelhecem, o organismo passa a produzir menos glucosamina, o que compromete a movimentação e tem ligação com as dores nas articulações e outros problemas de saúde.

A glucosamina é recomendada para quem sofre com transtornos em articulações moderados e graves, assim como para quem sente dores nos joelhos em consequência de algum trauma ou sobrecarga que gerou uma lesão articular.

Além disso, a glucosamina pode reduzir a dor e melhorar a função motora de adultos com a doença óssea articular de Kashin-Beck.

Como funciona a glucosamina vegetal?

A glucosamina vegetal é capaz de estimular a produção de duas proteínas que ajudam a manter os tecidos proteoglicanos e o colágeno juntos. Além disso, ela também previne a degradação do colágeno nas articulações.

Apesar de não ter um efeito imediato como medicamentos para alívio de dor, no longo prazo a glucosamina pode ser mais eficaz para alguns tratamentos, já que atua na causa da dor, e não apenas os sintomas.

Além de ajudar na regeneração da cartilagem, a glucosamina vegetal também aumenta a retenção de água na pele, o que aprimora a hidratação cutânea e, por consequência, sua tonificação e elasticidade.

Por que vale a pena oferecer esse suplemento em uma farmácia?

A principal diferença da glucosamina vegetal para o sulfato de glucosamina é que o primeiro é obtido a partir da mandioca, enquanto o segundo tem origem em crustáceos. Como muitas pessoas apresentam alergia a frutos do mar, o cloridrato de glucosamina acaba sendo a única opção, pois é hipoalergênico.

Ela também é indicada para pessoas veganas, vegetarianas ou que tenham algum tipo de restrição de dieta em relação aos frutos do mar, algo comum em algumas religiões. Além disso, a glucosamina vegetal também tem uso veterinário, o que significa que é seguro utilizar esse medicamento em animais com problemas nas articulações, como a displasia no quadril.

Uma farmácia de manipulação que pretenda oferecer soluções completas e produtos para todos os seus clientes certamente deve incluir a glucosamina vegetal como opção para esses públicos.

Agora que você já conhece a glucosamina vegetal, quer saber como ter esse produto na sua farmácia de manipulação? Entre em contato conosco e descubra como!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.