7 dicas de gestão de pessoas para aplicar na sua clínica

Para empreender com sucesso, precisamos de pessoas dispostas e engajadas. Por isso, a gestão de pessoas é essencial a qualquer tipo de serviço que se preste ou produto que se venda. E na área da saúde não seria diferente.

Criar um ambiente colaborativo, no qual as pessoas se sintam valorizadas é o ideal. Dessa forma, é possível despertar o sentimento de pertencimento, atrelando sentido e propósito para o trabalho das pessoas.

Com isso, tudo melhora: a proatividade, a satisfação, os processos, os índices e, consequentemente, os rendimentos também. Porém, não é fácil lidar com pessoas. Por isso, compilamos algumas dicas úteis no artigo dessa semana.

Como melhorar a gestão de pessoas em sua clínica

1 – Valorize as pessoas; dando a elas a chance de realizar o que fazem de melhor, aproveitando mais os pontos fortes de cada uma. Logo, não tenha medo de remanejamento e saiba perceber o que cada uma tem de melhor.

2 – Invista em formação; pois isso só causa resultados positivos e melhora efetivamente o engajamento. Quando as pessoas sentem que podem evoluir num determinado ambiente, elas se esforçam mais e entregam melhor. Valorizar os colaboradores aprimorando suas habilidades é sinônimo de um negócio bem sucedido.

3 – Aprimore a comunicação interna; para diminuir problemas e mal entendidos, e também para melhorar os processos. Isso pode ser feito de diversas maneiras, começando com uma definição de processo para a comunicação interna, que não precisa ser necessariamente super formal. Além disso, dinâmicas de grupo, estratégias de endomarketing, advertências no sentido de evitar competições nocivas, são algumas opções que podem ajudar a comunicação entre os colaboradores.

4 – Aposte em tecnologia; e veja tudo melhorar em tempo recorde. Já existem diversos softwares criados para ajudar nesse setor de gestão de pessoas, que cuidam de burocracias envolvidas nos procedimentos como prontuário eletrônico, faturamento TISS, controle financeiro, dentre outros, que vão facilitar o trabalho da sua equipe.

5 – Dê autonomia para seus colaboradores; a hierarquia nem sempre favorece isso. E, apesar de parecer estranho, dar mais liberdade e deixar cada um realizar suas tarefas da maneira que achar melhor melhora muito o engajamento da equipe.

6 – Ofereça plano de carreira; e assim sua clínica será mais atrativa tanto para seus colaboradores já presentes, que se passarão a ser esforçar mais para melhorar o desempenho, tanto quanto para bons profissionais que estão no mercado de trabalho.

7 – Crie políticas de incentivo; quando há reconhecimento para metas fixadas individual ou coletivamente, o engajamento melhora substancialmente. Como prêmio, você pode oferecer não só a bonificação financeira ou viagens, mas também participação em eventos, bolsas de estudo, dentre outros, que você pode conseguir com parcerias quando o caixa não estiver bom para bonificar.

As pessoas são essenciais para seu empreendimento

Pense que, assim como um médico precisa compreender o estado de espírito de seus pacientes, o mesmo acontece com sua equipe. Cada pessoa possui uma personalidade e expectativas particulares. A gestão de pessoas é justamente conhecer as circunstâncias individuais e ser capaz de relacioná-las com o ambiente de trabalho.

Lembre-se que técnicas podem sempre ser desenvolvidas, mas algumas características comportamentais podem ser tóxicas se toleradas. Embora as pessoas sejam essenciais, um ambiente agradável também é igualmente importante. Visar o bem estar coletivo é sempre a melhor opção.

Essas são algumas das opções que você pode implantar na sua clínica para melhorar a gestão de pessoas. Fazer isso é de suma importância para qualquer empreendimento, visto que tudo é construído também por elas.

O que achou de nossas dicas? Aproveite e inscreva-se agora mesmo em nossa newsletter e receba dicas como esta semanalmente!

Referências:  Shosp, Intelligenzait

 

 

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.