franquia médica

Franquia médica: Conheça as oportunidades do mercado

O modelo de franquia é um sucesso consolidado em vários nichos, tendo agora seu aumento no ramo da saúde. Somente no primeiro semestre de 2019, o setor teve um aumento de 17% de faturamento nas franquias, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) sendo o segmento de franquia médica com melhor desempenho.

Os serviços médicos básicos são dever do Estado, segundo a Constituição. Mas a incapacidade de atender até menos do que a metade da demanda, gerou uma oportunidade para as empresas de saúde cancelarem a parceria com os planos de saúde e investirem nesse novo ramo de mercado.

Mas será que esse investimento vale a pena? Como funciona a franquia médica? Descubra aqui!

Investir em franquia médica vale a pena? 

A menina dos olhos dos franqueadores são as clínicas populares. Com serviços de saúde a preços acessíveis, são ótimas para quem precisa de atendimento de qualidade, com rapidez e facilidade de realizar exames no mesmo local.

Cada vez mais pessoas estão deixando de pagar planos de saúde particulares, tendo que confiar no sistema de saúde público, que por sua vez não consegue atender a demanda. O público alvo das clínicas populares é justamente a fatia de pessoas que não tem condições de pagar um plano particular, mas que podem arcar com custos esporádicos.

Esse fenômeno tem se tornado ainda mais comum devido a esse nicho de mercado de saúde, que precisa de soluções pontuais. Nesse sentido, outra vantagem está nas facilidades que as clínicas populares oferecem com o preço. Competitivo e cada vez mais adaptado às demandas do grande público.

A franquia médica para os pacientes: o outro lado

Além disso, a má qualidade dos serviços públicos de saúde, faz a população migrar para as clínicas populares. A franquia de clínica popular não precisa necessariamente ser aberta por um profissional da saúde, a liderança pode vir de um profissional de outra área, para administrar as contas e gerenciar colaboradores.

Assim, os médicos podem se preocupar somente com os pacientes. Mesmo cobrando um valor mais baixo pelos procedimentos médicos, essas clínicas estão obtendo lucro justamente pela demanda alta, tornando o negócio altamente rentável. Ou seja, a flexibilidade de oferecer um serviço de assistência médica mais acessível e adaptada aos pacientes, torna esse mercado atrativo.

Dessa maneira, o médico acaba recebendo mais pela consulta do que é pago pelas operadoras de plano de saúde, e o paciente tem um serviço de qualidade com custo reduzido. Os dois acabam obtendo benefícios.

Franquia médica é vantagem para profissionais e pacientes

O modelo de franquia médica vem agradando a ambos os lados. Do lado dos pacientes, percebe-se uma grande parcela de pessoas insatisfeitas com a saúde pública e com os planos de saúde. Entre os médicos, é um atrativo maior ainda, pois isenta o profissional de arcar com gastos como aluguel, colaboradores, além de uma porcentagem maior do repasse da consulta, quando comparado aos planos de saúde.

O médico acaba lucrando mais do que ganharia se atendesse apenas pacientes pelo plano de saúde. A clínica popular também abre um novo nicho para os médicos recém-formados, que antes tinham que optar entre abrir uma clínica ou ser plantonista em algum hospital.

O empresário que quer investir neste ramo tem que se atentar ao fato de que uma clínica popular deve atender somente os casos simples de saúde, por repassar a maior parte para o time de médicos. Os casos mais complexos têm de ser encaminhados a um hospital.

Por mais que sua margem de lucro da franquia médica gire em torno dos 5%, a grande demanda de pacientes torna-o mais atrativo. Além disso, a decepção com o sistema público de saúde tem se mostrado cada vez maior, obrigando o paciente a procurar alternativas.

A chave para o sucesso neste ramo é atrair bons médicos e focar num ótimo atendimento ao paciente. Está preparado? Separamos algumas dicas para você saber como abrir sua franquia médica. Continue a leitura para conhecê-las!

Tenha uma reserva financeira

Assim como outros tipos de investimento, a franquia médica exige estudo de mercado e planejamento. Além do profissional de saúde saber qual será o valor de investimento, deve estar ciente de como funciona e qual o status do mercado.

O primeiro passo é buscar empresas que possam ceder os direitos de abertura da franquia médica. Em seguida, solicitar e avaliar os valores de investimento e a margem de lucro. Nesse caso, o ideal é se cercar de empresas que tenham essa experiência e pesquisar o valor de investimento que eles delimitam.

Fale com outros franqueados

Há melhor relato de quem já investiu e trabalhou conectado às franquias médicas? Talvez não, mas a proximidade para discutir como anda o mercado, seus desafios e como sua experiência com franquias é essencial, pode trazer outros panoramas. Dessa maneira, é uma boa iniciativa conversar com outros profissionais e conhecer mais de perto como funcionam as franquia médicas.

Siga os passos propostos pela empresa

Quando falamos de franquias, tenha em mente que elas prezam por um tipo de serviço, como ele é oferecido e suas padronizações. Sendo assim, uma franquia médica com autoridade e visibilidade no mercado, conhece os processos para alcançar os objetivos.

Dessa forma, é importante estar próximo desse ideal e compreender quais são as etapas para uma franquia médica de sucesso. Confie em franquias com renome no mercado, mas questione sempre que julgar que uma outra estratégia de negócio seja mais interessante.

Analise o mercado

Além de conhecer como é o processo de uma franqueadora médica, é essencial estar atualizado com o mercado. Como sabemos, a franquia médica é uma das que mais têm crescido no país. Entretanto, mercado regionais e locais ainda jogam suas fichas em como o mercado atua localmente. Em geral, a sugestão é ter conhecimento amplo e especializado na região e local onde se desenvolve a franquia médica.

Dito isso, esperamos que as nossas dicas tenha sido valiosas! Apostar em uma franquia médica que desenvolva soluções focadas na necessidade, é o melhor caminho.

Deseja receber novidades sobre conteúdos como este? Assine nossa newsletter!

Referências: Saúde Via Net, Global Med e ProdDoctor.    

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.