Farmacêutico Empreendedor

O farmacêutico empreendedor: 6 dicas para o sucesso do seu negócio

O desafio do farmacêutico empreendedor na condução de seu próprio negócio vai muito além das habilidades especializadas. Dominar a produção, a manipulação e o uso de fármacos e medicamentos é fundamental para o sucesso de uma farmácia magistral, mas, para a empresa dar certo, é preciso também saber como administrá-la.

O mercado de farmácia magistral vem mostrando ter um grande potencial. Logo, é uma das principais alternativas para quem deseja ter o seu próprio negócio. Pensando na importância desse assunto, nós preparamos este conteúdo.

Então, selecionamos algumas dicas de gestão que podem ajudar no sucesso de uma farmácia magistral. Conheça todas!

Por que abrir uma farmácia é um bom negócio?

Antes de aprender como abrir uma farmácia é importante entender o porquê de investir nesse negócio. Uma das principais justificativas é o poder que esse tipo de empresa tem para gerar resultados. Um levantamento da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), publicado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), mostrou dados animadores desse segmento.

Por exemplo, o crescimento do número de estabelecimentos que atuam com manipulados foi de 14,5% entre os anos de 2014 e 2019. Assim, algumas pessoas podem acreditar que se trata de um mercado saturado. Mas outro dado demonstra exatamente o oposto.

Na mesma pesquisa, o CFF mostrou que cerca de 97% dessas farmácias magistrais têm um faturamento superior a R$ 3,8 milhões por ano. Isso mostra que, mesmo com o crescimento do número de estabelecimentos, o faturamento ainda é bastante interessante e animador. Além disso, esse mercado proporciona outros benefícios interessantes. Entre eles:

  • baixa afetação em períodos de crise;
  • autonomia para o profissional do ramo farmacêutico que busca independência financeira;
  • alto giro de produtos;
  • possibilidade de desenvolver suas próprias estratégias de vendas;
  • diversidade de produtos e mercados que podem ser explorados.

Quais são as oportunidades para o farmacêutico empreendedor?

Uma das principais oportunidades para o farmacêutico empreendedor é focar no fornecimento de prescrição nutracêutica. As pessoas estão crescentemente preocupadas com a saúde e prevenção de doenças. Por isso, elas vêm percebendo que o modo mais eficiente de prevenir intercorrências em sua vida é cuidado da alimentação e praticando exercícios físicos.

Além disso, notaram que os alimentos sozinhos não conseguem suprir todas as suas necessidades nutricionais. É nesse momento que o seu negócio adquire o protagonismo. Ou seja, ele deve servir como um fornecedor de nutracêuticos capazes de complementar o consumo nutricional das pessoas.

Desse modo, oferecendo produtos que atuam em processos específicos, eliminando problemas como a inflamação crônica — principal causador de doenças degenerativas — e melhorando a saúde do paciente na totalidade.

Como se transformar em um farmacêutico empreendedor?

Agora que você entendeu como o mercado farmacêutico funciona e as oportunidades que podem ser conquistadas, mostraremos como ingressar nesse ramo de negócios. Saiba mais!

1. Comece pelo plano de negócios

O plano de negócios é uma etapa fundamental da concepção de qualquer tipo de empreendimento, e a farmácia magistral não é exceção à regra. Com ele, é possível pensar a longo prazo e definir objetivos e metas para a empresa.

Existem diversos métodos e modelos para a elaboração de planos de negócios. Então, independentemente de qual for escolhido, é importante que ele seja um documento que reúna informações sobre o mercado e o público e faça uma descrição objetiva da proposta de valor da empresa.

Um bom plano de negócios pode servir tanto para guiar a implementação da farmácia quanto para orientá-la ao longo dos anos, se adaptando conforme as transformações do mercado ou de seu próprio reposicionamento.

2. Faça o controle financeiro regularmente

O controle financeiro é uma responsabilidade que não pode ser negligenciada por um farmacêutico empreendedor. É imprescindível ter o registro de todas as entradas e saídas dos recursos da farmácia, de modo a compreender o que gera valor ao negócio e quais são as principais despesas.

Esse controle pode ser feito em planilhas eletrônicas ou softwares especializados. O mais importante aqui é que o gestor consiga enxergar com clareza o fluxo financeiro e compreender as razões dos lucros ou prejuízos da empresa.

3. Invista na sua formação empreendedora

Como qualquer outra habilidade técnica, a gestão precisa ser cultivada com uma combinação de teoria e prática. Por isso, além de aprender com os erros e acertos no cotidiano da farmácia, o farmacêutico empreendedor deve também investir em sua formação.

A sugestão é participar de treinamentos e cursos voltados para administração e empreendedorismo, pesquisar sobre conteúdos especializados na internet e ler livros que tratem do tema.

Quanto mais informação e conhecimento, maiores serão a capacidade de gestão do empreendedor e as chances de sucesso do negócio.

4. Desenvolva uma estratégia de marketing

Para alcançar o seu público e conseguir atender às suas demandas é importante que a farmácia magistral invista em marketing. No entanto, nesse setor existem regras bem restritas sobre o que pode ou não ser feito na divulgação de produtos e serviços.

Em síntese, o empreendedor farmacêutico deve compreender a importância do marketing para o seu negócio e saber como conseguir visibilidade para a farmácia. Portanto, é essencial desenvolver uma estratégia e abordar técnicas como programas de fidelidade, visitação médica, marketing digital e outras.

5. Conheça bem a legislação

A legislação brasileira que regula as farmácias de manipulação é uma das mais rigorosas do mundo. Por isso, é fundamental conhecer bem as regras para abrir uma farmácia de manipulação, a fim de evitar multas e outros problemas com a fiscalização.

Além de diversas normas da ANVISA, para abrir uma farmácia magistral é necessário obter alvarás de funcionamento e da vigilância sanitária, cumprir com regras municipais e estaduais que podem variar conforme a localização do empreendimento e passar por uma análise do Conselho Federal de Farmácia.

Pensando nisso, a dica aqui é pesquisar bastante sobre o tema e, se necessário, entrar em contato com a ANVISA e as autoridades locais para tirar dúvidas.

6. Invista em um pós-venda de qualidade

Para finalizar este artigo é importante destacar o papel do pós-venda em uma farmácia magistral. Esse processo tem o papel de melhorar a experiência dos seus consumidores e fazer com que eles se tornem clientes fiéis. Ele acontece depois do momento da venda, a partir de um cadastro prévio, podendo ser realizado com dois objetivos que veremos abaixo.

Primeiro, para saber se o paciente está fazendo o uso dos produtos ou medicamentos de maneira correta. Assim, identificando quais são os resultados ou eventuais efeitos colaterais detectados por ele. Em um segundo momento, o pós-venda pode ser aplicado para lembrar o consumidor de retornar à farmácia e adquirir as doses do seu produto, caso já tenham finalizado.

Contudo, o mais importante é garantir que o consumidor tenha acesso à solução completa para os seus problemas. Desse modo, você demonstra que a sua farmácia está preocupada com a satisfação e, principalmente, a manutenção da saúde de seus clientes.

Por fim, concluímos que o mercado farmacêutico pode proporcionar grandes oportunidades para o profissional da área. Sobretudo, para quem atua com a prescrição nutracêutica. Siga todas as dicas que mencionamos neste conteúdo e, dessa forma, você já estará um passo à frente na gestão do seu próprio negócio no setor.

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