Como escolher o excipiente farmacêutico adequado?

excipiente farmacêutico

11Entre as funções do excipiente farmacêutico, podemos destacar a garantia no desempenho do manipulado, a segurança e a otimização do efeito terapêutico. Dessa forma, o farmacêutico hoje encontra diversas possibilidades para a fase de pré-formulação. Assim como, o excipiente farmacêutico, quando bem utilizado, desempenha papel fundamental na qualidade no manipulado.

Dessa maneira, o farmacêutico analisa, de acordo com o princípio ativo da fórmula, o melhor excipiente para assegurar estabilidade, biodisponibilidade, aceitabilidade e maior facilidade para a administração medicamentosa. 

Ficou interessado? Continue a leitura e saiba como fazer a melhor escolha do excipiente farmacêutico!

REATIVIDADE

Em casos muito específicos, o excipiente farmacêutico pode representar a maior parte da forma farmacêutica em relação ao ativo. Dessa maneira, a reatividade do excipiente farmacêutico, mesmo que seja muito baixa, não pode ser descartada. É preciso estar atento aos fatores físicos-químicos do ambiente, o que pode levar a reações indesejáveis, como a desestabilização da fórmula ou a degradação do fármaco.

INTEGRIDADE

Garantir a integridade, principalmente de ativos higroscópicos, é essencial para eficácia do manipulado. Ademais, sua manipulação é crítica e exige a escolha de um excipiente que proteja o ativo, mantendo a umidade longe das partículas. Além disso, como a maioria é de administração oral, os excipientes farmacêuticos unem diversas funcionalidades em um só componente.

PROBLEMAS FARMACOTÉCNICOS

O farmacêutico também deve prestar atenção às fases finais, como armazenamento, acondicionamento e distribuição. A escolha do excipiente farmacêutico adequado deve proteger a fórmula de variações nas condições ambientais e de transporte. Dessa forma, o farmacêutico deve se basear nas características dos princípios ativos para fazer a melhor escolha. 

Podemos exemplificar como um problema farmacotécnico comum, a embalagem utilizada nos manipulados. A escolha errada pode tornar a cápsula “melada” ou desestabiliza a fórmula, inutilizando-a. Se essa for higroscópica, ao menor contato com a umidade, a fórmula manipulada deteriora-se.

Esses dois problemas são os maiores motivos para as devoluções de clientes nas farmácias de manipulação e merecem total atenção. Portanto, se torna fundamental prevenir gastos desnecessários e que o cliente tenha uma má experiência com a sua farmácia.

Por isso, sempre procure se antecipar a possíveis problemas do seu cliente, e planeje estratégias de contenção de danos. Use excipientes que garantem a qualidade do seu manipulado e, caso ocorra algum problema, tenha um planejamento estratégico que diminua os impactos no relacionamento entre a farmácia e o cliente. 

EXCIPIENTE FARMACÊUTICO: QUALIDADE PARA O CLIENTE

Para fazer uma escolha acertada, é importante também seguir o Sistema de Classificação Biofarmacêutico. Contudo, apesar de esta ser uma ferramenta importante, não deve ser determinante na escolha do excipiente. Portanto, não é o único fator considerado pelo farmacêutico na fase de pré-produção.

Como vimos, é essencial a pesquisa na fase anterior à formulação para escolher o excipiente farmacêutico que melhor se comporta com o ativo do manipulado. Esse processo evita que sejam devolvidos produtos manipulados, garantem a eficácia, cria diferenciais competitivos para a farmácia e otimiza a atuação da fórmula. Afinal, promove o mercado farmacêutico na melhoria da saúde e vida dos pacientes. 

INVISTA EM NOVAS TECNOLOGIAS

Diante de crises econômicas, é preciso se adaptar e implementar soluções inovadoras para o mercado e o cliente. Dessa forma, a farmácia deve continuar seguindo padrões de segurança, mas usar novas tecnologias que possam melhorar a performance da sua gestão financeira. Ou seja, fazer mais e melhor, economizando recursos. E de forma isso pode ser feito?

Existem diversas opções para diminuir os custos de produção de um manipulado. Entre elas, tecnologias que permitem a economia de um insumo para produzir fórmulas ou o uso de base galênicas. Assim como a combinação estratégica de matérias-primas com excipientes que garantam ao máximo a integridade do produto farmacêutico. Reforçar essa estágio da produção pode diminuir as chances de devolução de produtos e aumentar a satisfação dos clientes.

Que tal conhecer um excipiente que une todas essas vantagens? Confira abaixo!

PROSOLV® EASYtab SP

Diante desse cenário, apresentamos o PROSOLV® EASYtab SP, excipiente co-processado de alta funcionalidade para soluções higroscópicas, que já é um sucesso em grandes indústrias do segmento farmacêutico e de suplementos. Suas funcionalidades são: aglutinante, superdesintegrante, deslizante e lubrificante. Dessa maneira, garante ao higroscópico alta estabilidade e requer uma concentração de uso menor em comparação aos excipientes tradicionais. É a solução definitiva para seus insumos higroscópicos!

Aliás, esse excipiente também promove a boa fluidez e facilita o processo de encapsulação. Melhora a uniformidade do conteúdo, até mesmo de drogas de doses baixas, tem alto fluxo, baixa a friabilidade e confere o equilíbrio perfeito para a formulação. Sem dizer que PROSOLV® EASYtab SP é uma tecnologia pronta para uso. Por último, podemos dizer que todos esses benefícios geram mais economia no momento de verificação total nos custos. Entenda melhor a seguir!

ECONOMIA E MAIS POSSIBILIDADES DE VENDA

Com PROSOLV® EASYtab SP, a farmácia é capaz de melhorar a estabilização de substâncias altamente higroscópicas e, finalmente, ter uma opção eficiente que garante a qualidade para seus manipulados, evitando devoluções dos clientes e perdas de produtos no estoque. A facilidade e praticidade de usar esse excipiente é uma vantagem para a farmácia, que sai na frente da concorrência ao poder oferecer cápsulas menores de certos medicamentos e mais estabilidade da fórmula manipulada, conferindo mais credibilidade e facilidade da adesão do tratamento.

Leve essa solução para sua farmácia de manipulação! Entre em contato aqui e obtenha o PROSOLV® EASYtab SP.

Referências: Portal Educação e Saúde e Vida

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo