Estratégias nutricionais podem combater alopecia bariátrica

As mudanças e adaptações que o corpo necessita após uma cirurgia bariátrica podem trazer alguns efeitos colaterais no pós-operatório do paciente. Uma das mais comuns é a alopecia bariátrica, que consiste na queda dos cabelos após a cirurgia.

Para compreender um pouco melhor a alopecia bariátrica, separamos suas principais causas e as estratégias para combatê-la do ponto de vista nutricional. Confira!

Principais causas da alopecia bariátrica 

A alopecia é uma realidade quase que constante no pós-cirúrgico do paciente bariátrico. Entre as principais causas, estão:

  • Má nutrição na fase pré-operatória: A má nutrição na fase pré-operatória tem estreita relação com os antigos hábitos alimentares do paciente e é resultado de anos de baixa ingestão de nutrientes importantes para o corpo. Como qualquer recuperação pós-cirúrgica, o organismo pede uma quantidade maior de nutrientes e a falta deles pode causar a queda de cabelo.

 

  • Alimentação e/ou suplementação inadequadas: Uma causa comum da alopecia bariátrica é a adoção de dietas restritivas e inadequadas para a reposição dos nutrientes e vitaminas necessários à recuperação do paciente bariátrico. Dietas da moda e alimentação inapropriada não suprem as carências do pós-cirúrgico, podendo levar à queda de cabelo.

 

  • Má absorção de nutrientes: Há alguns procedimentos na cirurgia bariátrica que podem alterar a capacidade de absorção de nutrientes. Eles podem acabar desviando o caminho que o alimento faz ao retirar um fragmento do intestino, o que prejudica a assimilação dos nutrientes e também leva à queda de cabelo.

Estratégias nutricionais de combate à alopecia bariátrica

Após a cirurgia, o corpo pode ter um pouco mais de dificuldade para absorver cálcio, ácido fólico, vitamina B12 e ferro, dependendo da condição clínica do paciente. Porém, algumas estratégias são capazes de aliviar e auxiliar de forma efetiva o combate à alopecia bariátrica.

Ajustes alimentares

O paciente bariátrico deve seguir uma dieta ajustada para a reposição dos nutrientes que irão auxiliar a recuperação do organismo. É preciso dar preferência àqueles ricos em cálcio, vitamina B12, Ferro, Zinco, entre outros.

Acompanhamento médico

Contar com acompanhamento médico em todas as fases do processo é fundamental para garantir a excelência do tratamento e a efetividade da dieta adotada, bem como contar com todos os cuidados necessários que todo paciente bariátrico precisa.

Suplementação correta

Nem todos os nutrientes necessários para a recuperação do paciente bariátrico estão presentes livremente nos alimentos. Por isso, é importante contar com suplementos que colaborem no pós-operatório, principalmente no caso da alopecia bariátrica

O Programa SuplementAção oferece o suplemento oral Keranat, que possui uma combinação única de triterpenóides e fitoesteróis do Panicum miliaceum (Painço), microencapsulados em fitoceramidas. Atua diretamente no bulbo capilar (centro de crescimento dos fios), diminui efetivamente a queda de cabelos provocada pela alopecia bariátrica. Além disso, o Keranat ainda:

  • Proporciona o crescimento saudável e brilhante dos cabelos;
  • Previne caspa e seborréia;
  • Protege o pigmento natural dos fios;
  • Possui comprovação científica de resultados.

Entre em contato com a nossa equipe de vendas através do 0800 727 3434 e saiba mais sobre o Programa Suplementação, programa de qualidade de vida que fará a sua farmácia vender mais e melhor!

Comentários no Facebook

topo