6 principais fatores que causam o envelhecimento da pele

envelhecimento da pele

Os cuidados com a pele devem ir muito além do fator estético. Como qualquer outro órgão do nosso corpo, a pele reflete a forma como nos alimentamos e cuidamos da saúde. Ademais, agentes externos também influenciam em sua aparência, como o sol e a poluição. Porém, apesar de ser um processo natural, há formas de adiar o envelhecimento da pele.

Entre os cuidados que mais chamam a atenção, está o cronograma facial, prática que define em algumas etapas, os cuidados com a pele. Desde a sua limpeza até a sua hidratação, a prática remove todas as impurezas e devolve os nutrientes necessários à pele.

No entanto, mais do que conhecer os cuidados essenciais, também é preciso ficar atento aos fatores que causam o envelhecimento precoce da pele. Quer saber quais são? Continue a leitura!

HIDRATAÇÃO INSUFICIENTE

Por não possuir uma vascularização própria, a derme depende da água disponível na camada intermediária da pele, ou seja, a epiderme.Todos os dias, a pele perde líquidos e, repô-los é fundamental para manter seu aspecto saudável. A saber, o ácido hialurônico  é um dos melhores produtos disponíveis no mercado, capaz de reter mais água no tecido cutâneo. Além disso, é imprescindível que se consuma entre 2 a 3 litros de água diariamente. 

BAIXA IMUNIDADE

Os problemas de pele e o envelhecimento precoce também podem estar ligados ao sistema imunológico. Quando este funciona bem, não permite que infecções e inflamações afetem o corpo. No entanto, quando as defesas estão baixas, os efeitos aparecem na pele, além do enfraquecimento das unhas e cabelos.

EXCESSO DE EXPOSIÇÃO SOLAR

Quando falamos de envelhecimento da pele, a exposição ao sol aparece como principal fator capaz de acelerar esse processo. A exposição inadequada e prolongada pode degenerar o tecido cutâneo, causando o aparecimento de rugas e manchas. Ademais, em casos mais graves, o excesso de sol pode desencadear o câncer de pele.

Por isso, é importante usar o protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados. Sobretudo, no verão, deve-se evitar o sol das 10h às 16h.

EXCESSO DE POLUIÇÃO

Para entender como a poluição afeta a pele, primeiro é necessário entender como funciona o envelhecimento da pele. Esse processo acontece por meio da oxidação, quando se formam os radicais livres. Esse processo natural pode ser acelerado com a poluição. As toxinas do ar poluído invadem as células e causam sua degradação. Portanto, é fundamental que se higienize a pele duas vezes ao dia, removendo as impurezas e células mortas.

NUTRIÇÃO DEFICIENTE

Os nutrientes apresentam uma vantagem incrível para a pele, eles possuem antioxidantes que retardam o envelhecimento precoce. Sobretudo, os antioxidantes têm o papel de combater os radicais livres, promovendo uma pele mais jovem. Entre os nutrientes que têm papel fundamental nesse processo estão a vitamina C, zinco, biotina, silícia, vitaminas A e E. 

Contudo, para manter um bom nível nutricional, além da alimentação, também é possível buscar suplementos alimentares nas farmácias de manipulação

PRIVAÇÃO DO SONO

Uma noite de sono tranquila e reparadora é essencial para manter a pele saudável e evitar o envelhecimento precoce. Um sono sem qualidade pode gerar inflamações no organismo, capazes de deteriorar precocemente a formação de colágeno, proteína responsável por melhorar a estrutura, a firmeza e a elasticidade da pele. 

Vale lembrar, que o dermatologista é o profissional mais indicado para avaliar a saúde da sua pele. Não deixe de se consultar, para saber qual seu tipo de pele e quais os produtos mais adequados. 

E, falando em tipos de pele, leia também sobre os cuidados indispensáveis à pele oleosa. Clique aqui!

Referências: Minha Vida e Derma Club

Powered by Rock Convert

Comentários no Facebook

topo