E-mail marketing para clínicas: 3 práticas valiosas para colocar em ação

e-mail marketing para clínicas

Você sabia que existe mais e-mails do que perfis nas redes sociais? Simples, prático e menos invasivo, o e-mail é uma forma de contato que pode servir para o setor da saúde. Nesse caso, o e-mail marketing para clínicas é uma estratégia interessante e que se adapta independente do mercado, pois a maioria das pessoas utiliza. Então, é provável que seus pacientes também.

Dessa maneira, o e-mail marketing surge como uma alternativa capaz de aproximar remetente e destinatário. Mas como ela pode atrair e fidelizar seus clientes? Outra dúvida comum é como usar a ferramenta para trazer visibilidade para a clínica. Mas não se preocupe, trouxemos as vantagens e práticas para ter um retorno positivo com o e-mail marketing! Continue a leitura para entender melhor!

O OBJETIVO DO E-MAIL MARKETING PARA CLÍNICAS

Ok, você está pronto para investir em uma nova estratégia e sabe bem que o e-mail marketing é uma das mais promissoras. Afinal, o gasto é baixo, possui 3% de taxa de conversão (a maior entre outras redes), e boa parte dos seus clientes deve ter um e-mail. Sendo assim, listamos abaixo como e-mail marketing pode proporcionar vantagens.

APROXIMAR MÉDICO E CLIENTE

Ao ser uma ferramenta personalizada, o e-mail marketing é um meio para dar visibilidade para conteúdos relevantes entre médico e paciente. Abordar temas como saúde e bem-estar, cuidados específicos para determinadas épocas do ano e dúvidas comuns, aumenta a confiança na relação. Assim, é uma forma de construir um relacionamento fora do consultório e que ainda traz benefícios para os pacientes.

VISIBILIDADE PARA A CLÍNICA

É natural que nem todos os pacientes da clínica voltem para uma segunda consulta. Mas desde o primeiro contato, já é possível obter o e-mail ao preencher um pequeno formulário com o consentimento do paciente. Dessa forma, é imprescindível se planejar para construir um relacionamento valioso capaz de aumentar a visibilidade da clínica médica, até com pacientes inativos, mas que podem recomendar seus serviços para outras pessoas. 

INFORMAR OU VERIFICAR DADOS COM OS PACIENTES

O e-mail marketing para clínicas automatiza diversas tarefas repetitivas e cansativas. O que permite usar o tempo restante para aperfeiçoar as estratégias de relacionamento. Outras funções mais comuns:

  • Confirmar uma consulta;
  • Avisar sobre resultados;
  • Relembrar exame e a necessidade de marcar um horários;
  • E-mails com conteúdos informativos;

Agora que você conhece o porquê e as vantagens do e-mail marketing, fique atento com três pontos fundamentais! Eles são essenciais para tornar o e-mail marketing para clínicas efetivo:

SEGMENTE OS E-MAILS

Dentro do seu público, existem outros diversos públicos. São nichos, grupo que possuem necessidades e perfis específicos, e merecem informação personalizada. Sendo assim, uma forma de tornar os e-mails atrativos e úteis, é segmentar qual informação vai para quem. Aliás, é uma forma de desenvolver conteúdo com impacto e separá-los em listas de contatos menores, de acordo com as preferências de cada contato.

USE FERRAMENTAS DE AUTOMAÇÃO

Variadas plataformas especializadas em e-mail marketing permitem que você o faça de forma automatizada. É possível programar o envio, escolher listas de contatos que receberão o conteúdo, horário e muito mais. Clique aqui para conhecer 5 aplicativos para facilitar o dia a dia dos consultórios.

CRIE CONTEÚDOS RELEVANTES

Além de usar o e-mail marketing para clínicas com intuito de resolver temas funcionais, como confirmação da consulta ou chamada para retorno, ele deve ir além disso. Aliás, o e-mail marketing também tem intuito de criar autoridade para o profissional de medicina. Crie campanhas com informações pertinentes e fale sobre aquilo que importa: a saúde dos pacientes. 

Então, que tal começar a usar o e-mail marketing? Lembre-se de verificar os dados de recebimento, como taxas de abertura, quantidade de cliques e quais informações foram mais vistas. Assim, você aprimora o conteúdo do seu e-mail marketing para clínicas, sendo capaz de atrair, reter e fidelizar pacientes.

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Referências: E Saúde Marketing e IClinic

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