Como dormir melhor pode mudar a vida das pessoas?

dormir melhor

Passamos cerca de um terço de nossas vidas dormindo. Isso ocorre, pois o organismo humano precisa do sono para se recuperar da rotina do dia. Por mais que dormir seja uma prática cotidiana, para sentir os benefícios da qualidade do sono não basta apenas dormir mais, é preciso dormir melhor.

Confira mais sobre esse assunto nos itens a seguir e saiba o que você pode fazer para ter uma noite de sono com mais qualidade.

Fatores que afetam a qualidade do sono

Um dos principais motivos por trás de uma noite mal dormida é o estresse. Com a mente agitada, fica mais difícil para o corpo conseguir repousar.

Alguns alimentos também alteram a qualidade do sono como:

  • cafeína;
  • temperos fortes;
  • glutomato monossódico.

Esse último é um ressaltador de sabor presente em muitos alimentos industrializados.

Os equipamentos eletrônicos também são inimigos do sono. A emissão de luz direta atrapalha a produção de melatonina, hormônio essencial para uma noite bem dormida.

Desvantagens de não dormir bem

O estresse atrapalha o sono e a falta de sono aumenta o estresse. Esse ciclo deixa a pessoa cada vez mais cansada, diminui a capacidade de concentração e afeta o sistema imunológico, abrindo as portas para doenças.

Além disso, quem dorme pouco tem mais riscos de desenvolver diabetes, sofrer um derrame, encarar problemas cardíacos e sofrer com obesidade.

Vantagens de uma boa noite de sono

Durante o sono o organismo diminui a produção de adrenalina e cortisol, fator que diminui o estresse e os riscos de sofrer com ansiedade e depressão.

Uma noite bem dormida regenera todo o organismo: melhora o humor, rejuvenesce a pele, relaxa os músculos, restaura a memória e recupera o raciocínio. Dormir melhor também ajuda a emagrecer e diminui o apetite ao longo do dia.

Como dormir melhor

O primeiro passo é identificar os motivos que estão por trás das suas noites mal dormidas. Confira se você possui sintomas de estresse, se é preciso reorganizar o seu quarto ou mudar os seus horários.

Tente remover todos os aparelhos eletrônicos do seu quarto e busque realizar atividades relaxantes uma hora antes de dormir. Um banho morno e um chá quente também podem ajudar.

Outro ponto essencial para a qualidade do sono é cuidar da sua saúde de forma geral. Para isso, é preciso praticar exercícios físicos pelo menos três vezes por semana, beber cerca de dois litros de água por dia e, claro, dormir oito horas por noite.

Caso essas dicas não apresentem o resultado esperado, pode ser que você sofra com algum distúrbio do sono. Os mais comuns são:

  • insônia;
  • sonambulismo;
  • bruxismo
  • apneia obstrutiva do sono.

Nesse caso, a farmácia de manipulação pode ajudar com soluções personalizadas para o seu caso.

Uma boa noite de sono pode parecer apenas uma pequena alteração na rotina, mas, na verdade, dormir melhor pode mudar a sua vida. Se você quer saber mais sobre esse tema e deseja receber dicas sobre saúde e bem-estar, então assine a nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo em primeira mão.

Comentários no Facebook

topo