Como dormir melhor pode mudar a vida das pessoas?

dormir melhor

Passamos cerca de um terço de nossas vidas dormindo. Sobretudo, porque o organismo humano precisa do sono para repor as energias. Por mais que dormir seja uma prática cotidiana, para aproveitar os todos benefícios de uma noite de descanso, não basta dormir mais, é preciso dormir melhor.

Continue a leitura para conhecer os maus hábitos que atrapalham a qualidade do sono, e quais fatores observar para ter um descanso reparador.

Fatores que afetam a qualidade do sono

Um dos principais motivos por trás de uma noite mal dormida é o estresse. Com a mente agitada, fica mais difícil conseguir repousar.

Além disso, alguns alimentos e bebidas também alteram a qualidade do sono, devido à ação termogênica. Entre eles:

  • cafeína;
  • temperos fortes;
  • pimenta;
  • glutamato monossódico.

A saber, esse último é um ressaltador de sabor, presente em muitos alimentos industrializados.

Os equipamentos eletrônicos também são inimigos do sono. Aliás, a emissão de luz direta atrapalha a produção de melatonina, hormônio precursor do sono.

Malefícios de não dormir bem

O estresse atrapalha o sono e, por sua vez, a falta de sono aumenta o estresse. Portanto, esse ciclo deixa a pessoa cada vez mais cansada, diminui a capacidade de concentração e afeta o sistema imunológico, abrindo as portas para doenças.

Além disso, quem dorme pouco tem mais riscos de desenvolver diabetes, sofrer um acidente vascular cerebral, desencadear problemas cardíacos e sofrer com a obesidade.

Além disso, outros problemas podem surgir. Confira abaixo:

  • baixa imunidade;
  • longevidade reduzida;
  • alguns tipos de câncer;
  • problemas psicológicos;
  • baixa capacidade de atenção;
  • risco de acidentes ao volante;
  • alzheimer;
  • baixo rendimento físico;
  • redução da memória;
  • dificuldade de aprendizagem.

Vantagens de uma boa noite de sono

Durante o sono o organismo diminui a produção de adrenalina e cortisol, fator que diminui o estresse e os riscos de sofrer com ansiedade, depressão e queda capilar.

Dessa forma, uma noite bem dormida regenera todo o organismo: melhora o humor, rejuvenesce a pele, relaxa os músculos, restaura a memória e recupera o raciocínio. Dormir melhor também ajuda a emagrecer e diminui o apetite ao longo do dia.

Entretanto, existem muitas outras vantagens ao dormir melhor. Veja abaixo:

  • melhora o aprendizado;
  • melhora o humor;
  • restabelece o equilíbrio hormonal;
  • fortalece o sistema imunológico;
  • reduz o estresse;
  • ajuda a emagrecer.

Como dormir melhor

O primeiro passo é identificar os motivos que estão por trás das suas noites mal dormidas. Confira se você possui sintomas de estresse, se é preciso reorganizar o seu quarto ou mudar os seus horários.

Contudo, tente remover todos os aparelhos eletrônicos do seu quarto e busque realizar atividades relaxantes uma hora antes de dormir. Um banho morno e um chá quente também podem ajudar.

Outro ponto essencial para a qualidade do sono, é cuidar da sua saúde de forma física. Para isso, é preciso praticar exercícios físicos pelo menos três vezes por semana, beber cerca de dois litros de água por dia e, claro, dormir oito horas por noite.Sobretudo, é preciso manter uma alimentação equilibrada.

Além disso, alguns distúrbios do sono podem atrapalhar a qualidade do seu descanso. A saber, os mais comuns são:

  • insônia;
  • sonambulismo;
  • bruxismo;
  • apneia obstrutiva do sono.

Nesse caso, a farmácia de manipulação pode ajudar com soluções personalizadas para o seu caso.

Quais estratégias utilizar para conseguir dormir melhor?

Como vimos, existem muitos benefícios ao dormir melhor e, além de fazer bem à saúde, é revigorante.

A saber, a insônia é um problema decorrente de diferentes problemas de saúde.

Portanto, pode ser desencadeada por um quadro depressivo, ansiedade, apneia do sono, síndrome das pernas inquietas, entre outros. Além disso, as noites mal dormidas podem ser resultantes de hábitos nada saudáveis antes de dormir. Entre eles: alimentação pesada, uso de eletrônicos, situações de tensão e atividades físicas.

Então, para conseguir dormir melhor, se você se encaixa em um desses casos, é importante seguir algumas estratégias. Algumas são:

1. Tenha um bom travesseiro

Esse é um item bastante importante e, no momento da compra, vale considerar a sua posição ao dormir. Por exemplo, se você tem o hábito de:

  • Deitar de lado: o mais indicado é um modelo mais alto, para que o seu pescoço esteja alinhado à coluna;
  • De bruços: especialistas sugerem não usar travesseiro, do contrário, poderá ter episódios de refluxo;
  • Com a barriga para cima: opte pelo modelo mais baixo, assim a sua cabeça não fica muito acima da linha da coluna.

2. Cuide da alimentação

Antes de dormir, é importante evitar bebidas estimulantes, como cafeína, por exemplo, bem como alimentos pesados. O mais indicado é beber um chá, como o de camomila, cidreira ou erva-doce. Caso prefira, o leite morno também é uma boa opção, já que contém triptofano. Este é um aminoácido precursor da serotonina.

3. Evite bebidas alcoólicas

Embora a bebida alcoólica esteja relacionada ao relaxamento da musculatura, pode deixar a via aérea aberta. Ou seja, relaxa a musculatura do pescoço, favorecendo a apneia do sono. Portanto, quem ingere bebidas alcoólicas tende a roncar mais, prejudicando a qualidade do sono.

4. Use técnicas para reduzir a ansiedade

Se você está ansioso, aplique algumas técnicas específicas para diminuir a ansiedade. Aliás, o mais indicado é apostar em atividades que proporcionam o relaxamento, como ler um livro, exercícios de respiração e outros.

5. Escolha um colchão ideal

Certamente, um bom colchão contribui com a boa noite de sono. Assim, para não errar na escolha, considere optar por um modelo que permita que sua coluna fique alinhada ao se deitar. Mas, não deixe de verificar se o modelo é confortável para evitar dores no corpo.

6. Aposte em suplementos

O uso de alguns suplementos pode contribuir com a melhoria da qualidade do sono, como o Zembrin®. Este é um ativo botânico composto por princípios ativos de uma planta Africana (Mesembrenona, Mesembranol, Mesembrenol e Mesembrina) que agem no sistema nervoso de forma sinérgica, atuando efetivamente na modulação do humor e um sono de qualidade. Além disso, é o único ativo no Brasil que comprovadamente apresenta dois mecanismos de ação no combate da ansiedade, estresse e melhora da qualidade do sono: inibição seletiva da recaptação da serotonina (ISRS) e inibição seletiva da enzima fosfodieterase do tipo 4 (PDE4). Dessa forma, a combinação favorece o alívio eficaz e rápido dos sintomas, promovendo uma noite de sono mais tranquila e revigorante.

Para aproveitar os benefícios do suplemento e conseguir dormir bem, peça Zembrin® nas farmácias de manipulação que vendem os produtos exclusivos da Ibero Magistral. Clique aqui! 

Acima de tudo, uma boa noite de sono pode parecer apenas uma pequena alteração na rotina, mas, na verdade, dormir melhor pode mudar a sua vida.

Se você quer saber mais sobre esse tema, e deseja receber dicas sobre saúde e bem-estar, assine a nossa newsletter. Receba conteúdos exclusivos em primeira mão!

Referências: Segredos do Mundo, Tua Saúde, Veja Abril, BBC, Dr. Victor Sorrentino e Minha Vida.

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo