Você sabe o que causa dores articulares? Nós explicamos!

dores articulares

As dores articulares podem ter origem em decorrência de vários tipos de lesões ou doenças. Independente da causa, costumam causar muito incômodo e desconforto e, a inflamação, pode causar rigidez na articulação afetada, limitando os movimentos.

Em resumo, as articulações são constituídas de cartilagem, extremidades ósseas, ligamentos, tendões, membrana sinovial e bursas. Por serem regiões que estão em constante movimento, os problemas articulares são muito comuns. 

Entre os primeiros sinais dos problemas articulares, estão a dificuldade de realizar tarefas simples, como colocar os pés no chão ou pegar a escova de dentes. Essas atividades resultam em muita dor, seguida de uma rigidez grande nas juntas. No entanto, outros sintomas poderão ser observados, dependendo da causa da lesão. 

Quer saber mais sobre as origens das dores articulares? Continue a leitura! 

ARTRITE REUMATOIDE

Entre as mais conhecidas das doenças que afetam as articulações, está a artrite. O quadro clínico é marcado pelas dores que acometem diferentes articulações. É uma doença autoimune que torna as juntas rígidas, causa inflamações nas articulações e a dor é constante. Entretanto, não é contagiosa nem hereditária. Mas é preciso que seja feito um diagnóstico rápido. Pois uma das suas consequências pode ser a incapacidade para movimentar-se. 

O diagnóstico do médico é essencial para verificar o avanço e situação da doença. Aliás, é um problema crônico, mas que pode ser tratado com anti-inflamatórios e fisioterapia. Isso ajuda a melhorar os movimentos e evita a piora do problema.

ARTROSE

Também conhecida como osteoartrose ou osteoartrite, a doença é sinal de que há desgaste nas articulações. É acometida a cartilagem que protege as extremidades dos ossos. Além disso, há o comprometimento de outros componentes, como o líquido sinovial, membrana sinovial e ligamentos. 

Portanto, a pessoa que sofre com a artrose sente dores articulares, inchaço e limitação dos movimentos. Apesar de a doença poder afetar qualquer parte do corpo, é mais comum a região das mãos, joelhos, quadris e coluna. O tratamento não tem como objetivo a cura, mas é capaz de retardar o avanço da doença. 

LÚPUS

O lúpus faz parte do grupo de doenças denominadas autoimunes. De causas desconhecidas, essa doença pode causar dores articulares, acompanhadas de inchaços e rigidez muscular. Além disso, outras partes do corpo podem ser afetadas pelo lúpus. Entre elas, a pele, rins, cérebro e outros órgãos.

TENDINITE

Como já nos diz o nome, a tendinite é a inflamação dos tendões. Eles são essenciais para a movimentação do corpo, já que integram toda a estrutura óssea, estando localizados nas regiões dobráveis. As dores articulares, inchaço e edema nos tendões, são sintomas comuns. Entre as regiões mais afetadas, estão o joelho, cotovelo, punho, ombro e tornozelo. 

LUXAÇÕES

Neste caso, as dores articulares provenientes das luxações ocorrem em decorrência de um trauma. A região afetada fica dolorida, dormente e há a sensação de formigamento. É importante procurar ajuda médica assim que possível, pois a luxação pode estar acompanhada de uma fratura, e a região pode inflamar e infeccionar. 

Esperamos que as informações deste artigo tenham lhe ajudado a entender as causas das dores articulares. Vale lembrar, que a ajuda médica é essencial para identificar com precisão a origem dos problemas articulares, orientando o tratamento mais adequado

Referências: Minha Vida, Medi e Saúde Gov

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo