concorrência farmacêutica

Concorrência farmacêutica: saiba como sair na frente no setor magistral

A concorrência farmacêutica é algo que o empresário/profissional deve se adequar, pois se trata de uma realidade na maioria dos setores, e determina o sucesso dos negócios. Logo, com o seguimento magistral não poderia ser diferente. Contudo, existem algumas medidas que podem ser adotadas para que o seu estabelecimento saia na frente dos seus concorrentes.

Alguns aspectos fazem toda a diferença no mercado farmacêutico e quem souber lidar com eles pode se destacar, tornando a concorrência algo existente, porém, que não cause impactos negativos.

Neste artigo, mostraremos como você deve analisar e se diferenciar dos seus concorrentes no segmento magistral. Acompanhe!

A importância de ter um diferencial competitivo

O Brasil conta com, aproximadamente, 80 mil farmácias de diversos tipos, gerando um faturamento bilionário todos os anos. Afinal, tratamos de um segmento essencial para a população. Entretanto, apesar de ser um mercado que pode ser muito lucrativo, os donos de farmácias também enfrentam um problema, que é a concorrência.

A boa notícia é que ela pode ser driblada se a sua farmácia magistral souber adotar medidas que criem diferenciais competitivos, que coloquem o seu negócio um passo à frente dos outros estabelecimentos. Conhecer essas medidas capazes de reduzir a concorrência farmacêutica é essencial para se manter nesse mercado e, principalmente, obter lucro.

Os pontos a analisar para estudar a concorrência farmacêutica

O principal desafio nessa superação dos concorrentes está nos métodos para fazer isso. Portanto, separamos algumas medidas que você pode adotar para analisar seus concorrentes e oferecer diferenciais competitivos ao mercado.

Valorize os pontos fortes da sua farmácia

Primeiro, é importante que você saiba valorizar os potenciais da sua farmácia. Além disso, também é fundamental demonstrá-los para os seus consumidores. Não adianta ter diferenciais competitivos desconhecidos pelo público.

Analise as ações dos concorrentes

Outra dica importante é analisar as ações da concorrência. Não para copiar as suas estratégias, mas sim, para avaliar como o mercado tem aceitado suas ações e, principalmente, identificar os eventuais erros que outros estabelecimentos têm cometido.

Conheça bem o seu público

Para oferecer diferenciais competitivos é imprescindível entender o perfil do público que costuma consumir produtos da sua farmácia. Isso facilita muito na hora de oferecer novas soluções e também evita o investimento em produtos que não têm boa aceitação pelos seus consumidores.

Aposte na diversidade de portfólio

Outra ação importante para sair na frente da concorrência farmacêutica é investir na diversidade de produtos no seu portfólio. Ao fazer isso, você abrange uma grande fatia do seu próprio mercado, proporcionando soluções completas para os seus clientes. Entretanto, essa diversidade de produtos deve estar muito bem alinhada com o perfil do seu público-alvo. Afinal, não adianta ter um grande mix de itens sem pessoas interessadas em adquiri-los.

Adapte-se às novas realidades

Por fim, é fundamental adaptar-se às novas realidades e necessidades do mercado. O ideal é que isso seja feito antes mesmo dos seus concorrentes. Fazendo isso, torna-se possível posicionar sua empresa quanto a novidades do mercado com antecedência, agregando mais consumidores ao seu negócio. Principalmente em tempos de distanciamento social, é fundamental pensar em estratégias de vendas online. Para uma leitura complementar, clique aqui e saiba o que é presença digital e porque ela é tão importante para a farmácia.

Por fim, podemos concluir que a concorrência farmacêutica sempre existirá para um estabelecimento desse tipo. No entanto, ao oferecer diferenciais competitivos como esses que mencionamos neste artigo, você estará um passo à frente dos demais estabelecimentos, o que proporcionará abranger uma parte maior do seu mercado.

Gostou deste artigo? Siga nossa newsletter no menu à direita e receba em primeira mão dicas para a gestão da sua farmácia.