Veja porque usar bases galênicas na sua farmácia de manipulação

O farmacêutico deve estar sempre atento à gestão do negócio, e a área de produção de manipulados é a parte essencial. Por isso, é vital sempre buscar novas formas de conseguir bons resultados, escolher novos insumos, diminuir custos e atrair os clientes. Uma dessas estratégias é a adoção de bases galênicas, tema que vamos tratar hoje.

Além disso, é preciso pensar em vantagens para o negócio farmacêutico e para os clientes. Sobretudo, é necessário pensar maneiras de aprimorar as formulações. Portanto, é imprescindível fortalecer a segurança na produção de manipulados, evitando possibilidades de erros nas formulações.

Diante dessa necessidade, as bases galênicas são vantajosas por serem de fácil adaptação às necessidades do negócio. Continue a leitura e saiba como elas podem atuar como diferenciais competitivos para a farmácia.

O QUE SÃO AS BASES GALÊNICAS

A RDC 67/2007 define base galênica comopreparação composta de uma ou mais matérias-primas, com fórmula definida, destinada a ser utilizada como veículo/excipiente de preparações farmacêuticas. Sendo assim, as farmácias estão autorizadas a obter essas bases fabricadas por indústrias e a utilizarem como veículo da formulação final dos clientes.

Sobretudo, essas bases permitem à farmácia usá-las para diferentes formulações, como fórmulas pediátricas, cremes, shampoos, bebidas, entre outros. Mas quais outras vantagens as bases galênicas possuem? Entenda a seguir.

REDUÇÃO DO CUSTO DO TEMPO DO MANIPULADOR

Toda farmácia magistral sabe da responsabilidade de cumprir os prazos de entrega de manipulados. Além de se comprometer com o cliente, a farmácia se organiza internamente com sua equipe de produção. Dessa maneira, com as bases galênicas é possível reduzir o tempo do manipulador, ou seja, do seu trabalho e entrega de produto.

PADRONIZAÇÃO

Ao usar bases galênicas, é possível criar uma padronização nas formulações. A facilidade de ter uma uma base pronta para manipulação cria um produto de qualidade padronizada. Assim, também é possível diminuir as chances de erros na produção de manipulados. Outra vantagem, é que ao ter uma padronização, a base tem uma composição que confere estabilidade e homogeneidade às formulações.

EMBALAGEM ÚNICA

Aliás, com as bases galênicas só é realizada a compra de uma embalagem. O que reduz custos, espaço de armazenamento no estoque, facilidade de manipulação e torna mais prático o trabalho da equipe farmacêutica. Além disso, diminuem a manipulação da embalagem, preservando o produto final

TECNOLOGIA 

Estão disponíveis diferentes bases galênica no mercado magistral. Dessa maneira, é possível encontrar aquelas que apresentam características vantajosas para a manipulação. Por exemplo, que não contém açúcar, corantes artificiais, glúten ou lactose. Ideal para clientes da farmácia que têm essas necessidades. Também podem ser adicionados às bases galênicas, um mix de vitaminas e minerais, o que agrega valor ao produto manipulado. 

Além disso, a base pode ser utilizado para o preparo de fórmulas farmacêuticas diferenciadas, destinadas às pessoas de todas as idades, inclusive gestantes, lactantes, crianças, diabéticos, celíacos e pessoas com intolerâncias ou alergias. Mais um diferencial que confere exclusividade para a farmácia de manipulação. 

Diante dessas vantagens, é possível concluir que as bases galênicas oferecem economia de recursos, rapidez na manipulação, diferenciais e praticidade. Uma das bases galênicas que reúne todas essas vantagens e outras mais, é a IogoVita® Lac Free. Ela é uma base de iogurte nutricional em pó, 0% Lactose, ideal para formulações diversas.

Ficou interessado e gostaria de saber mais sobre a IogoVita® Lac Free? Clique para entrar em contato com a Ibero Magistral! Será um prazer atendê-lo.

Referências: Secretaria da Saúde de MG e Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.