aumentar a produção de colágeno

Saiba como estimular a produção de colágeno na pele

Uma dúvida muito comum é: como aumentar a produção de colágeno da pele ao longo dos anos e usufruir dos benefícios dessa substância? É o que você vai descobrir neste artigo!

O colágeno é uma das principais proteínas presentes no corpo humano. Além de ser um dos componentes mais conhecidos quando o assunto é a pele, ele também faz parte de outros membros, como os tendões, os ligamentos e as cartilagens.

Por volta dos 25 anos, a produção de colágeno pelo organismo diminui progressivamente. No entanto, a ciência e suas pesquisas já foram capazes de estimular a sua produção. Afinal, o colágeno é um dos responsáveis por prevenir as rugas, manter a firmeza, a elasticidade e a saúde da pele.

Quer saber mais sobre como aumentar a produção de colágeno e, assim, continuar a se beneficiar de uma pele bonita e saudável? Então, leia este texto e tire as suas dúvidas!

Tenha uma alimentação saudável

Os alimentos são as principais fontes para aumentar a produção de colágeno na pele e em todo o organismo. Aliás, o interessante disso é que quanto mais colágeno a pessoa obter, mais capaz será o corpo de produzir e manter a proteína. Desse modo, observa-se quanto o famoso ditado “você é o que você come” é importante e deve ser levado a sério no dia a dia e a longo prazo.

Entre os alimentos que não podem faltar, estão aqueles com Vitamina C, presentes em frutas cítricas como a laranja, o kiwi e o limão. Ao ingerir essa vitamina, o corpo aumenta a sua produção de colágeno. Vale ressaltar, ainda, que esses alimentos são ricos em antioxidantes, que atuam na prevenção e na redução da formação de rugas.

As fontes nutricionais de proteínas, como carnes magras, peixes, laticínios, ovos etc., são alimentos ricos em aminoácidos, responsáveis pela síntese das fibras de colágeno. Portanto, oferecem os nutrientes para que a pele se mantenha jovem e capaz de se reconstruir com facilidade.

É importante destacar que, em alguns casos, por conta do avanço da idade, a alimentação com produtos proteicos não é suficiente para manter a estrutura da derme firme e com tônus. Nesse caso, é indicada uma suplementação nutracêutica personalizada conforme cada situação. Portanto, busque a ajuda de um médico prescritor qualificado, de modo a garantir a sua satisfação com o resultado do tratamento e prezar pela sua saúde e seu bem-estar.

A alimentação como forma de redução de doenças e melhora no aspecto da pele

A alimentação tem um papel fundamental na prevenção de uma série de doenças. Quem pensa que ela é responsável apenas por fornecer a quantidade de nutrientes necessários para o dia, está muito enganado. Comer de forma desordenada pode gerar um processo que chamamos inflamação crônica ou subclínica.

Vamos entender melhor com o exemplo de uma churrasqueira. Quando acendemos o fogo, ele consumirá todo o carvão para se manter ativo e assar a deliciosa carne. Quando chega ao fim, notamos um grande resíduo de cinza, que deve ser removido ao final do churrasco. Com o nosso corpo funciona de forma semelhante.

Assim, o organismo utiliza tudo que você come para manter o corpo e suas funções funcionado. Mas o consumo desses nutrientes gera alguns resíduos que precisam ser eliminados pelo corpo. Desse modo, esse trabalho extra gera impactos negativos, causando a inflamação.

Todo alimento gera certo grau de resíduo ao ser processado pelo corpo. Os alimentos saudáveis geram pouco impacto. Já os ruins, como ultraprocessados, causam prejuízos graves. Com o passar do tempo, esse processo inflamatório gera doenças degenerativas como hipertensão, diabetes, entre outras. Além disso, a inflamação também impacta o uso do colágeno pelo seu corpo. Isso porque ele estará muito ocupado limpando o seu organismo. Ou seja, sobrará menos energia para melhorar o aspecto da pele.

Foque nos antioxidantes

Outro nutriente que não pode faltar no consumo do dia a dia é a Vitamina A, que tem ação antioxidante e combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele. Essa vitamina é abundante em alimentos como a cenoura, o espinafre, o agrião, o mamão, entre outros.

Os antioxidantes também têm um papel fundamental na redução da inflamação crônica, que discorremos anteriormente e que interfere na saúde da pele. Ao consumir alimentos com esse nutriente, você deixa o seu corpo livre para utilizar o colágeno com eficiência.

Opte por tratamentos estéticos eficazes

Os tratamentos dermatológicos estão em constante evolução. Hoje, é possível aumentar a produção de colágeno por meio de uma técnica chamada microagulhamento, por exemplo. Esse procedimento consiste em pressionar suavemente vários pontos da pele com uma caneta ou um rolo que tem várias agulhas de espessura bem fina. Após o procedimento, o rosto ficará com algumas pequenas lesões. Então, o organismo entra em ação para regenerar as lesões, situação em que se produz mais colágeno.

Outra opção muito eficaz é a revitalização com peeling, que é menos invasivo e tem uma ação mais profunda. Nesse procedimento, a camada superficial da pele recebe o tratamento cujo objetivo é eliminar as células mortas e promover o crescimento de um tecido novo. Há alguns tipos de peelings muito profundos, por isso, devem ser feitos por um profissional qualificado. Sabendo disso, não deixe de consultar o seu dermatologista de confiança antes de realizar qualquer procedimento.

Use dermocosméticos

Imagine unir ciência e beleza? Essa é a proposta dos dermocosméticos, visto que eles promovem uma solução inovadora que age diretamente na pele. Ativos como o ácido hialurônico, o ácido glicólico, os antioxidantes e o retinol são algumas opções que você pode encontrar no mercado.

Ademais, é possível criar uma fórmula específica e personalizada para cada tipo de pele em uma farmácia de manipulação, de acordo com as orientações de seu médico. Por isso, se o seu objetivo é aumentar a produção de colágeno, por exemplo, pode-se criar um composto que tenha uma atuação mais concentrada nesse sentido.

Utilize protetor solar

A exposição solar sem proteção é um grande causador do envelhecimento precoce da pele. Isso acontece tendo em vista que os raios solares danificam as fibras de colágeno, fazendo com que a pele fique mais espessa, flácida e com os poros dilatados, dando início a um processo chamado elastose solar. Além desses efeitos, pode-se notar manchas sobre a pele e o aparecimento de linhas de expressão e, ao longo do tempo, de rugas profundas e difíceis de serem tratadas.

É importante ressaltar que, além dos danos estéticos, expor-se ao sol sem proteção pode ocasionar câncer de pele. Portanto, para evitar os seus malefícios, é fundamental utilizar um protetor solar FPS 50. Hoje em dia, com os avanços tecnológicos, existem diversas versões do produto no mercado. Logo, está mais fácil encontrar aquela mais indicada para a sua situação. Dessa maneira, torna-se prazeroso realizar o cuidado diário, a fim de proteger a sua saúde e a beleza de sua pele.

É possível, por exemplo, optar por um protetor solar com textura de mousse, que ameniza as rugas e os poros dilatados. Outra opção é um que tenha cobertura de pó de maquiagem e seja fácil de levar na bolsa, para onde você for. Existem, ainda, os próprios para as peles sensíveis ou específicos para o controle da oleosidade.

Recorra aos nutracêuticos

Os nutracêuticos são essenciais para sanar uma deficiência nutricional do corpo. Eles são suplementos alimentares que contêm a forma concentrada de um composto bioativo de alimento. Ele se apresenta separadamente da matriz alimentar e é utilizado com a finalidade de melhorar a saúde, em doses que excedem aquelas que poderiam se obter de alimentos.

Quando o assunto é colágeno, VERISOL® é o nutracêutico mais comentado. Trata-se de um colágeno hidrolisado específico para a pele com comprovação científica de resultados, que age na beleza da pele de dentro para fora. A sua combinação de Peptídeos Bioativos de Colágeno, obtidos a partir de um processo tecnológico especial e patenteado, origina aminoácidos para atuar especificamente nas células dérmicas, também conhecidas como fibroblastos dérmicos.

Assim, estimula e restaura o metabolismo dessas células, fazendo com que haja mais produção de colágeno, elastina e fibras elásticas da pele, cuja produção é reduzida em decorrência ao avanço da idade. A combinação de nutracêuticos com a alimentação potencializa os seus resultados. Dessa forma, eles fornecem os nutrientes que os alimentos não são capazes de suprir, garantindo uma nutrição completa.

Estudos comprovam

Os estudos comprovam a redução de rugas, o aumento da elasticidade e a hidratação da pele do corpo a partir de 4 a 8 semanas de uso contínuo (Skin Pharmacol Physiol 2014; 27: 113-119). Além disso, um recente estudo demonstra a eficácia de VERISOL® na melhora da cicatrização da pele, sendo, assim, um grande aliado quando associado a procedimentos estéticos mais invasivos e processos cirúrgicos (Nutrafoods 2017; 9-12).

Agora, que tal continuar aprendendo sobre cuidados com a pele? Então, aproveite para conferir também nosso artigo sobre como prevenir rugas e retardar o aparecimento de linhas de expressão.

Ah, e se você se interessou pelo colágeno VERISOL®, clique aqui e consulte as farmácias que trabalham com os ativos Ibero Magistral.

Referências: Metrópoles , Skin Pharmacol Physiol 2014; 27: 113-119; Nutrafoods 2017; 9-12 e Derma Club

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.