Atendimento de farmácia inovador: fórmulas e produtos personalizados

atendimento de farmácia

Com mais de 7 mil farmácias de manipulação no Brasil, o setor é um dos que mais cresce apesar das crises econômicas. A expectativa é que o setor continue em expansão. Ademais, a oferta de fórmulas e produtos personalizados no atendimento de farmácia têm atraído cada vez mais o público.

Diante desses fatos, também é preciso pensar que o mercado de farmácias magistrais se torna mais competitivo. Assim, a personalização de medicamentos e produtos precisa encontrar novas estratégias para se destacar. Afinal, manipular medicamentos comuns não deve ser a única fonte de faturamento de uma farmácia.

Portanto, fazemos o seguinte questionamento: a sua farmácia tem tentado sair na frente oferecendo os mesmos produtos que as outras farmácias? Se a resposta foi positiva, é preciso rever a estratégia! Hoje, o consumidor e o próprio mercado exigem inovação no catálogo de produtos.

E é sobre a importância de desenvolver fórmulas e produtos personalizados que falaremos neste artigo. Continue a leitura para entender melhor!

PORQUE INVESTIR EM FÓRMULAS E PRODUTOS PERSONALIZADOS

A farmácia magistral trouxe uma novidade para o setor da saúde: a possibilidade de preparar fórmulas que antedam às necessidades específicas do paciente. Isso permitiu que fossem feitos produtos e medicamentos na quantidade e com os componentes que melhor atendem o consumidor. Dessa maneira, se combate o desperdício de matéria-prima, além da possibilidade de redução dos preços de determinados produtos para o público. 

Entretanto, para se destacar no mercado magistral, a personalização de produtos tem atingido patamares mais específicos. Isso é demonstrado por meio do investimento das farmácias em fórmulas e produtos personalizados que são novidade no mercado. Assim, a farmácia trabalha com matérias-primas promissoras para seu público e oferece exclusividade. Outra estratégia é inovar na apresentação de determinados produtos que já são conhecidos pelo seu público.

APOSTA EM NICHOS ESPECÍFICOS

A partir do momento em que a farmácia consegue visualizar os benefícios de fórmulas e produtos personalizados, consegue ampliar suas oportunidades de negócio. Entre elas, a criação de produtos para nichos específicos da farmácia. Ou seja, é a chance de atender um público menor, mas que tem uma forte demanda por soluções específicas.

Nesse sentido, eles podem ser atletas, donos de pets ou clientes da terceira idade. Com a grande variedade de novas fórmulas que surgem no mercado, a farmácia precisa estar atenta com quais delas poderá atender melhor esses potenciais clientes. E assim, adaptar a matéria-prima para o formato mais adequado para esse público, lembrando que podem ser balas, doces, cremes, cápsulas e diversas outras.

Conheça abaixo mais detalhes de como o atendimento de farmácia pode ser feito, voltado para um nicho específico, e seus benefícios:

FAÇA UMA PESQUISA DE MERCADO

São inúmeros os nichos de mercado disponíveis para a farmácia. No entanto, nem sempre o nicho de pets pode ser, por exemplo, o ideal para todas as farmácias. É preciso entender o mercado à sua volta – e isso tanto na visão de mercado quanto considerando sua localização. Afinal, sabemos como as farmácias podem criar um público fiel ao se envolver com o bairro e a comunidade.

Sendo assim, faça uma pesquisa para encontrar seu potencial nicho de mercado. Pode até ser que a farmácia já receba alguns clientes desse nicho, mas como não houve investimento, ele ainda se mantém tímido no histórico de compras. Por isso, vale a pena estudar e descobrir como trabalhar esse novo funil de vendas.

ANALISE A CONCORRÊNCIA

Uma tarefa obrigatória ao estudar como melhorar o atendimento de farmácia é analisar os concorrentes. Compreender suas estratégias e técnicas de diferenciação permite focar em solucionar um problema/necessidade de uma maneira única. Dessa forma, a farmácia é capaz de oferecer vantagens e diferenciais da concorrência.

SOLUCIONE UM PROBLEMA ESPECÍFICO

Quanto mais a farmácia souber sobre o nicho, melhor saberá identificar qual são suas prioridades. Ou seja, quais dores ela pode sanar e oferecer uma solução específica. Aliás, o atendimento de farmácia é mais efetivo e importante quanto ele está alinhado às expectativas do cliente.

Um bom exemplo são os clientes do mercado vegano. Suas necessidades vão além de uma demanda pontual. É uma filosofia de vida que exige o consumo de produtos naturais e, para isso, a farmácia deve conhecer quais substâncias são permitidas. Então, poderá oferecer produtos farmacêuticos veganos, e haverá grandes chances de fidelizar esse público.

PENSE NA FORMA FARMACÊUTICA

Ao oferecer um tratamento farmacêutico, a forma farmacêutica é um dos fatores mais importantes. Como falamos, o atendimento da farmácia pode se diferenciar por meio da forma farmacêutica. Além de ser um fator relevante para o sucesso do tratamento, também atrai o cliente e pode ser uma maneira de a farmácia se mostrar atenta às novidades.

Além disso, é importante lembrar que o público e suas necessidades continuam sendo guias para a determinação da forma farmacêutica. Assim como, também é importante informar os clientes no atendimento da farmácia quais são as possibilidades de formas farmacêuticas disponíveis, como por exemplo, o chocolate funcional. Este ganhou popularidade por ser uma alternativa atrativa para o público.

DIFERENCIAL NO MERCADO: VALOR AGREGADO

Sendo assim, a farmácia que investe em fórmulas e produtos personalizados consegue se diferenciar no ramo. Afinal, ela disponibilizará soluções exclusivas atendendo a necessidade específica do seu consumidor. Dessa forma, a farmácia consegue agregar valor aos seus produtos, fazendo com que sejam desejados pelo público que reconhece os seus diferenciais.

Além disso, ao explorar produtos com valor agregado, a farmácia magistral não precisa mais cair na perigosa guerra de preços. Ou seja, pode fazer a sua precificação com base nos custos e na margem de lucro desejada. Sem que isso implique em pesquisar na concorrência, já que possui um produto exclusivo.

Entretanto, é importante lembrar que o treinamento da equipe farmacêutica é indispensável. A equipe será a responsável por apresentar os produtos exclusivos para os clientes da farmácia, informando sua composição, benefícios e formas de uso. 

Se você deseja saber mais sobre diferenciação de mercado nas farmácias magistrais, leia aqui nosso artigo sobre Marketing de Diferenciação e saiba como inovar em outros elementos do seu negócio!

Observação: Estas informações são direcionadas exclusivamente para farmácias de manipulação. Consumidores finais não devem se guiar por elas

Referências: Terra e Conselho Magistral

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