Como melhorar o atendimento na minha farmácia de manipulação?

atendimento de farmácia

Se você se interessa em saber como melhorar o atendimento em uma farmácia de manipulação, então começamos muito bem! É sinal de que você sabe o quanto um bom atendimento é essencial para o desenvolvimento do seu negócio.

Ao analisarmos todas as áreas de uma empresa, podemos dizer que o atendimento é o aspecto no qual se concentra um dos grandes potenciais do empreendimento, o qual tem boas chances de diferenciá-lo no mercado. Isso porque o cliente é o maior patrimônio que uma empresa pode ter e, se já é árduo manter ou recuperar clientes insatisfeitos, imagine o quão dispendioso pode ser atrair novos.

Para ajudá-lo a refletir sobre essas questões e melhorar o atendimento que sua equipe oferece, apresentamos a seguir algumas dicas essenciais sobre o assunto. Acompanhe a leitura!

Alinhe os diferenciais com a equipe

Para que sua equipe de atendimento de farmácia esteja alinhada e pronta para responder aos questionamentos dos clientes de modo satisfatório, é importante que ela conheça bem os produtos e a empresa. Prepare uma apresentação sobre esses pontos e a relação deles com os concorrentes e o mercado de forma geral.

Quando a farmácia de manipulação tiver um novo produto, por exemplo, faça reuniões para apresentar o novo item – não deixe “passar batido”. Levante hipóteses de perguntas que os consumidores possam fazer, a fim de que os colaboradores tenham o máximo de informações na ponta da língua.

Motive e proporcione oportunidades contínuas para melhorar o atendimento de farmácia

Saber responder às perguntas sobre a empresa, formulações e outros produtos, é o suficiente para encantar o cliente, certo?

Errado. Fornecer essas informações de maneira precisa é apenas uma parte do processo. A equipe de atendimento de farmácia deve saber vender e se comunicar bem, o que vai muito além de apenas responder questionamentos.

Por exemplo, como você sabe, os produtos de uma farmácia de manipulação apresentam muitos termos técnicos que, na maioria das vezes, não são de conhecimento do público. Assim, é necessário apresentá-los de um jeito simples e que, ainda assim, agregue valor à oferta.

Ou seja, os colaboradores precisam se desenvolver sobre diferentes aspectos que envolvem relações humanas e comerciais, assim como técnicas de venda e comunicação. Isso sem falar na capacitação técnica relacionada diretamente aos medicamentos manipulados. Para tanto, faz toda diferença criar oportunidades para que eles possam aprimorar suas habilidades ou mesmo desenvolver novas que sejam pertinentes ao sucesso do atendimento.

Vá além para melhorar o atendimento e invista em programas personalizados

O que muitas empresas costumam fazer é levar os funcionários para cursos, palestras e workshops sobre técnicas de atendimento. Como foi sugerido acima, isso é muito bom. Mas é possível ir além e buscar um consultor especializado que possa desenvolver um trabalho mais próximo, junto a sua farmácia.

Conhecendo de perto o estabelecimento, suas forças e fraquezas, os colaboradores e até mesmo os clientes, ele pode realizar um treinamento na prática e sugerir melhorias mais assertivas.

Faça treinamentos sobre os produtos

Além de conhecer as melhores técnicas sobre atendimento na farmácia, o funcionário também deve saber tudo sobre o que vende. Aliás, no setor da saúde, isso se torna ainda mais importante. Afinal, é imprescindível que a farmácia demonstre para o cliente que é capaz de solucionar todas suas dúvidas quanto aos medicamentos e produtos farmacêuticos.

Sendo assim, invista em treinamentos frequentes com a sua equipe farmacêutica. Envie materiais interessantes, incentive a atualização quanto às novidades no mercado, e aponte estratégias de vendas que foquem em solucionar as perguntas mais comuns. Ou seja, permitindo que o farmacêutico antecipe as necessidades do cliente. Esse passo a passo poderá reforçar a imagem da marca, dar mais credibilidade ao negócio e fortalecer o relacionamento com o cliente.

Cuidado com o excesso de questionamentos

Da mesma maneira que o atendente farmacêutico deve estar atento ao cliente, também deve permitir que ele tenha seu espaço. Pode ser que o cliente esteja somente verificando preços, lendo embalagens ou somente dando uma “olhadinha”. Sendo assim, tenha uma abordagem leve e demonstre que está disponível para resolver suas dúvidas.

Além disso, o excesso de questionamento pode ser um armadilha. Pois, é mais fácil fazer julgamentos precipitados e ficar em uma saia justa. Por isso, esteja mais atento para ouvir do que falar. Espere o momento certo e seja educado sempre.

Dissemine uma cultura consultiva

A venda consultiva para farmácias é uma das técnicas mais atrativas e que se encaixam à realidade da saúde. Neste caso, o papel do farmacêutico ganha outra imagem. Ele não deve vender como solução específica somente um produto sem ao menos escutar tudo que o cliente tem a dizer. Como diz o nome, a venda consultiva tem o objetivo de consultar as necessidades do cliente e encontrar a melhor solução farmacêutica.

Portanto, podemos dizer que uma cultura consultiva efetiva irá fazer um diagnóstico do cliente. Dessa forma, o farmacêutico sabe com que perfil de cliente está lidando, quais seriam suas opções e como apresentar o produto. Ou seja, também proporciona mais ferramentas de venda para o farmacêutico.

Aproveite os recursos tecnológicos

A tecnologia já é parte da rotina das pessoas. Portanto, use-a para se aproximar mais dos seus clientes, ou potenciais clientes. Um sistema de CRM (Customer Relationship Management) é indispensável para gerenciar todo o processo de atendimento e, assim, coletar dados preciosos, que permitem tomar melhores decisões, embasadas e realistas. Por meio dessas informações, é possível saber por exemplo, quais os produtos preferidos do seu consumidor, sua data de aniversário e outras ocasiões que podem ser utilizadas para encantá-lo.

Além do CRM, você também pode usar as redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, para se comunicar mais rapidamente.

Em suma, melhorar o atendimento da sua farmácia de manipulação é pensar e agir de modo contínuo, sempre buscando superar expectativas, investindo em sua equipe e promovendo a melhor experiência possível para seus clientes.

Quer receber mais conteúdos relevantes como este? Então, assine nossa newsletter e mantenha-se alinhado com as boas práticas e novidades do setor!

Referências: Guia da Farmácia

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo