áreas da nutrição

Áreas da nutrição promissoras: Saiba quais são!

Levando em consideração a variação do mercado de trabalho ao longo do tempo, você sabe identificar quais áreas da nutrição reservam as melhores oportunidades?

Definitivamente, é preciso acompanhar as mudanças do seu ramo de atuação, identificando novas oportunidades de fazer sua carreira decolar. Em especial para os últimos tempos, em que a alimentação e a saúde se tornaram pilares fundamentais para uma boa saúde. Assim, um leque enorme de oportunidades de atuação surgiram.

Se você é nutricionista e ainda não tinha prestado atenção às mudanças do mercado, não deixe de ler este artigo. Listamos as melhores oportunidades na sua área. Confira!

Áreas da nutrição que reservam melhores oportunidades

É importante identificar quais áreas da nutrição reservam melhores oportunidades de trabalho, acompanhando as tendências do setor. Conheça as principais:

1. Nutrição infantil

As crianças estão em fase de crescimento e suas necessidades nutricionais exigem atenção especial. Dessa maneira, o profissional especializado em Nutrição Infantil é apto a oferecer orientação nutricional em todas as fases do desenvolvimento infantil.

Vale ressaltar que a obesidade infantil e a desnutrição estão ligadas a uma alimentação inadequada. Com isso, aumenta-se o risco do surgimento de doenças sérias e atrasos no desenvolvimento. Por isso, é vital a importância de um nutricionista pediátrico, que vai elaborar dietas especiais a cada caso, prevenindo a obesidade na adolescência e outros problemas decorrentes de uma dieta inadequada. Os principais atendimentos de um nutricionista pediátrico são decorrentes dos problemas abaixo:

  • Doença celíaca;
  • Diabetes;
  • Alergia a grupos alimentares específicos;
  • Hipotireoidismo.

Além disso, o profissional pode contribuir com a nutrição desde a fase gestacional até a terceira infância. Com isso, oferecer um acompanhamento mais próximo da saúde da criança e ajudar a aportar os nutrientes necessários para cada fase.

2. Nutrição esportiva

A atuação do nutricionista está crescendo cada vez mais na área esportiva. Sobretudo por conta da necessidade de se aliar alimentação saudável à prática de atividade físicas. Além disso, o nutricionista pode focar na tendência de combate ao sedentarismo.

Aliás, o profissional não se limita apenas a clínicas e hospitais, podendo atender atletas em variadas modalidades esportivas. Nesse caso, seu foco é voltado para a preparação de cardápios nutritivos, visando o aumento no rendimento dos atletas, contemplando as suas necessidades nutricionais. Portanto, têm-se como área de atuação, além de atendimento particular, clubes esportivos, spas, academias, entre outros.

3. Nutrição coletiva

O bem-estar coletivo também pode ser espaço de atuação para um nutricionista. Nesse caso, seu papel é promover bons hábitos alimentares e colocar em prática ações que conscientizem esses indivíduos. Para isso, podem ser usadas campanhas, projetos de atuação, pesquisas e programas de atendimento com foco na nutrição. Além disso, por se tratar de uma ação voltada para o coletivo, pode ter ajuda de outros profissionais da saúde.

Sendo assim, entre as opções de atuação na área nutritiva para coletivos temos:

  • Governamentais: Aqui temos dois espaços públicos que podem servir para o trabalho do nutricionista. O primeiro é na gestão de todo o setor público especializado na produção de alimentos. Isso significa criar planos de atuação nos serviços públicos em prol de otimizar processos e garantir sua qualidade. Já o segundo, é como coordenador de políticas públicas que englobam uma cidade, estado ou país. Assim, o nutricionista traça um plano amplo para solucionar diversos problemas que atingem a população. Podem ser o combater a desnutrição, melhoraria da qualidade de vida por meio da alimentação, combater a diabetes, fomentar uma alimentação mais saudável, entre outros.
  • Fiscalização: Na área da saúde pública também temos os fiscalizadores sanitários. Aliás, eles são peças-chave para avaliar a qualidade dos produtos alimentares feitos em diferentes locais, seja na indústria ou servido em restaurantes.

4. Nutrição na indústria alimentícia 

A própria indústria alimentícia e de suplementação alimentar também possui seus colaboradores nutricionistas que auxiliam em diversas etapas da produção de alimentos. Eles podem coordenar, avaliar, analisar, pesquisar ou desenvolver técnicas e práticas para controlar os alimentos produzidos na indústria. São variados os projetos que um nutricionista podem atuar dentro de uma indústria. Afinal, são diversas etapas que exigem seus conhecimentos aplicados de perto.

Outro caso é o de restaurante empresarial, em que é possível se especializar na nutrição de colaboradores de uma indústria ou empresa. Aliás, mais indústrias vêm inserindo o nutricionista em seu quadro de funcionários como forma de garantir a saúde de todos. Assim como, aumentar a produtividade, oferecer melhores condições de trabalho e se diferenciar no mercado. Para isso, são diversas as etapas até a formulação de um plano alimentar. Pode-se levar em conta também possíveis particularidades alimentares de algum funcionário ou de um gênero, como a saúde alimentar da mulher, por exemplo.

5. Nutrição na área de ensino

Dentro da sala de aulas, o nutricionista também pode atuar como docente. Nesse campo, o nutricionista pode fazer carreira acadêmica com a publicação de pesquisas e relatórios sobre os temas que mais lhe interessem. Assim como participar de congressos, seminários, rodas de conversa e demais espaços para compartilhar conhecimento. É um espaço muito promissor para quem deseja lecionar e realizar pesquisas.

3. Nutrição em hotelaria/gastronomia

Com a finalidade de se obter os melhores resultados, a gastronomia e a nutrição caminham lado a lado, complementando-se. Não é difícil encontrar profissionais que se especializam nas duas áreas, a fim de garantir uma alimentação equilibrada e saudável.

O profissional atua tanto no controle de qualidade quanto nas condições de higiene do estabelecimento. Além disso, pode atuar também na criação de cardápios variados e preparação dos mesmos. Porém, sempre mantendo o foco em oferecer alimentação nutritiva e, ao mesmo tempo, atraente aos consumidores.

4. Nutrição aliada à estética

Com a finalidade de potencializar os resultados de diferentes procedimentos estéticos, as pessoas buscam o apoio de um nutricionista. Dessa maneira, o personal diet, como é conhecido, oferece orientação individualizada. Ou seja, indicará a dieta ideal para cada indivíduo que deseja ter boa forma física, cabelos e unhas fortes e pele jovial.

Em suma, a alimentação saudável é chave, isto é, contribui com a saúde de todo o corpo, fornecendo todos os nutrientes necessários. Por meio da ingestão correta de alimentos (qualidade e quantidade), até mesmo o intestino passa a funcionar bem, refletindo na saúde da pele. Assim sendo, os benefícios concedidos pelo equilíbrio metabólico são diversos.

Além disso, é possível evitar desordens metabólicas. Entre elas: estrias, acne, flacidez, envelhecimento precoce e celulite.

5. Nutrição Clínica (home care)

O profissional presta assistência na dieta de seus pacientes, promovendo assim, saúde. Para obter resultados esperados, ele busca restaurar a saúde nutricional dos indivíduos atendidos. Seu atendimento compreende tanto as pessoas com a saúde debilitada, quando pacientes saudáveis, de forma a manter sua saúde.

A tendência desse mercado visa a atuação do profissional voltada a equipes multidisciplinares em atendimento domiciliar, home care. Porém, outros profissionais optam por trabalhar em ambiente hospitalar. Neste, ficam responsáveis pelo processo das refeições, lactário, entre outros, conforme a dieta de cada paciente.

Vale mencionar também, entre as áreas da nutrição mais promissoras, uma tendência associada ao envelhecimento. Portanto, esteja atento ao grande potencial desse segmento, que prevê a criação de spas, clubes, instituições, entre outros espaços exclusivos a idosos. Além de que essa é uma área de real importância ao trabalho de um nutricionista, garantindo a qualidade de vida na terceira idade.

Então, você viu como o campo de oportunidades aos nutricionistas é vasto? Aproveite as melhores oportunidades, entre as variadas áreas da nutrição!

Assine a news e fique por dentro de outras novidades!

*Estas informações são direcionadas exclusivamente a profissionais prescritores

Referência: Nutrisoft, Nutrição em Pauta, Unibh e Dietwin.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.