Você sabe apresentar o medicamento manipulado ao seu cliente?

Diante de um cenário econômico desafiador como o atual, apresentar um medicamento manipulado da forma correta pode fazer toda a diferença para a farmácia de manipulação. Já pensou nisso?

No entanto, nem todos os negócios parecem dispostos a investir em um bom treinamento de equipe, por considerá-lo uma empreitada onerosa ou desnecessária, mesmo sabendo que estabelecimentos ligados ao setor de saúde precisam minimizar ao máximo as margens de erros no atendimento.

No caso dos medicamentos manipulados, muitas dúvidas podem surgir e até alguma resistência por parte do consumidor. Logo, os colaboradores devem estar preparados para apresentar as soluções de forma não só atrativa, como devidamente orientada ao tratamento.

Principais erros na hora de apresentar um medicamento manipulado

Assim como qualquer outro produto, o manipulado possui particularidades e benefícios que devem ser apresentados no momento certo. É interessante que o atendente tenha também uma postura mais ativa a fim de melhor aproveitar as oportunidades de vendas latentes.

Para evitar deslizes, fique atento aos fatores a seguir.

1. Produtos fora de estoque

Prometer uma formulação que não pode ser entregue naquele momento causa desconfortos tanto para a farmácia, quanto para o cliente. Isso pode acontecer pela falta de informação atualizada sobre quais ativos realmente constam em estoque.

Para evitar erros como esse é importante um alinhamento consistente entre a equipe. O sistema de gestão também deve ser bem utilizado pelos operadores, que precisam manter informações seguras e assertivas.

Além disso, antes de prometer qualquer coisa, vale checar o estoque para poder falar com mais certeza.

2. Informações duvidosas

Conhecer as formulações e os ativos oferecidos é indispensável para poder passar as explicações e orientações certas.

Embora essa seja uma questão que não deixe dúvidas, há algumas situações que podem levar ao erro ou revelar uma possível falta de preparo do atendente. Isso porque o consumidor atual está mais interessado em sua saúde e já conta com alguma referência acerca das soluções que procura. A internet é a sua principal fonte de pesquisa.

Assim, uma pergunta mais aprofundada, por exemplo, pode gerar certa confusão se a equipe da farmácia não estiver devidamente treinada.

3. Insegurança

O seu time está certo da qualidade dos produtos que oferece? Sabe contornar objeções? Conta com informações atualizadas sobre os medicamentos? É capaz de falar acerca da procedência e qualidade dos insumos? Tem segurança para passar as orientações do tratamento?

Se, em algum desses casos, a resposta for negativa, então, uma situação de insegurança pode ser gerada. Ou seja, a falta de segurança do atendente pode deixar o cliente desconfiado, o que, além de atrapalhar o andamento dos procedimentos, pode prejudicar a imagem da farmácia.

Treinamentos para apresentar um medicamento manipulado

Por lidar diariamente com um produto personalizado e que demanda diversas particularidades sobre seus efeitos e formas de uso, é essencial que os colaboradores da farmácias de manipulação recebam treinamentos específicos.

Além disso, vale ressaltar que treinar funcionários é uma estratégia para garantir vantagens competitivas como:

  • melhoria na construção do relacionamento com o cliente;
  • preparação e conhecimento técnico a respeito dos insumos e matérias-primas utilizadas na manipulação;
  • otimização na efetividade das vendas;
  • redução no índice de rotatividade (turnover) da equipe;
  • ganhos de produtividade no ambiente laboral.

Fornecedor de insumos farmacêuticos

Por fim, vale destacar que, para apresentar um medicamento manipulado aos seus clientes de maneira mais assertiva, segura e eficiente é importante que sua farmácia de manipulação conte com a parceria de um fornecedor de insumos de credibilidade. Assim, é possível garantir a boa procedência dos medicamentos.

Bem, como você pôde notar, alinhar a atuação da equipe às melhores práticas de gestão farmacêutica, é indispensável para poder avançar de maneira sustentável, ética e bem-sucedida.

Claro, há muitos outros aspectos que podem colaborar para o sucesso de sua farmácia. Quer saber mais? Então, assine nossa newsletter e continue acompanhando as novidades!

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